Feed RSS

domingo, 10 de julho de 2011

Sedel inicia atividades esportivas do Verão Litorânea

Prática de Rapel / Foto: Jornal O Imparcial
Os fins de semana do mês de julho serão de muito esporte e lazer. Começou neste sábado (9), a primeira edição do “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Esporte e de Lazer (Sedel) com o objetivo de mobilizar a comunidade maranhense a praticar atividades lúdicas Avenida Litorânea, da Praia de o São Marcos ao Calhau.
Para alcançar esta meta, a Sedel iniciou, neste final de semana, as competições de diversas modalidades esportivas em seis estações, que estão espalhadas ao longo de toda a extensão da Avenida Litorânea e serão colocadas em prática nos finais de semana destas férias.
De acordo com o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel e coordenador do Verão Litorânea, Winglitton Barros, o China, é preciso integrar a comunidade por meio da prática de atividades físicas. “A Sedel está desenvolvendo uma nova etapa do esporte no estado. Queremos incentivar a profissionalização da forma de fazer esporte no Maranhão”, explicou.
China explicou que o Verão Litorânea”terá a presença de pessoas de todas as faixas etárias. “Nosso objetivo é envolver a maior quantidade de pessoas para a prática saudável de esporte em todas as modalidades inseridas no projeto, em atividades de lazer e recreação e palestras de profissionais das áreas de saúde, educação física, atletas e componentes do Corpo de Bombeiros”, destacou o secretário-adjunto.

Assista à reportagem do Globo Esporte - TV Mirante
Atividades
E quem foi à Avenida Litorânea prestigiar o primeiro fim de semana do Verão Litorânea” aprovou a iniciativa da Sedel. Competições de basquete, handebol, vôlei, futebol de areia, futevôlei foram algumas das modalidades desenvolvidas.
Uma atividade que chamou muito a atenção da garotada foi a prática do rapel. Com o auxílio de profissionais do Corpo de Bombeiros, crianças e jovens se divertiam.
Para Ana Paula dos Santos, estudante do Colégio Militar Tiradentes, a descida de rapel foi algo marcante em sua vida. Aos 15 anos, esta foi a primeira oportunidade que ela teve de praticar este esporte. “Foi a primeira vez que faço isso. Foi incrível. Fiquei com medo e um pouco nervosa, mas adorei a descida. Foi tudo muito seguro. Pretendo fazer rapel mais vezes”, revelou.
O presidente da Federação Maranhense de Atletismo, Marcio Biguens, fez questão de levar vários de seus alunos para o Verão Litorânea. Segundo Biguens, o atletismo está apoiando a iniciativa da Sedel porque significa muito para a saúde das pessoas. “Por isso, fizemos questão em trazer a garotada para conhecer e brincar um pouco de diversas modalidades”.

Projeto 
“O projeto Verão Litorânea: a Estação dos Esportes” foi aberto, no sábado (9), com o slogan “O melhor Verão da Sua Vida”. As atividades estão sendo realizados no mar, areia, calçadão, pista e Círculo Militar, em horários que dependerão da tábua de marés.
Estão sendo promovidas competições nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, dama, xadrez, futebol de areia, futvolei, atletismo, beach tênis, jiu-jitsu e dominó. Para participar das disputas, os interessados podem se inscrever a partir desta quarta-feira (6), nas federações de cada modalidade.
Inclui ainda exibições de kitesurfe, surfe, bicicross, stand up, karatê, capoeira, judô, fisiculturismo, muay thai, kung fu, rapel na praia, paraquedismo, montain bike, kickboxing e voo livre.
Também haverá diversas atividades recreativas, aulas de aeróbica, caminhadas monitoradas, frescobol, badminton, peteca, skate, ciclismo, travinha, rouba-bandeira, queimado, corrida do saco, concurso de pipa. Além disso, todos os sábados à tarde, haverá apresentação do Projeto Dança Criança, do Ballet Olinda Saul.
O evento contará com apoio do 24º Batalhão de Caçadores (24º BC). A proposta da Sedel, a partir de 2012, é estender o projeto a cidades-pólo do interior do Maranhão, promovendo a prática desportiva em todo o Estado.

Fonte: Secom/MA

0 Comentários:

Postar um comentário