Feed RSS

terça-feira, 19 de julho de 2011

Prefeitura de São Luís instala lixeiras na faixa de praia da capital

A Prefeitura de São Luís iniciou a instalação de lixeiras na faixa de praia da capital, incluindo Olho D'Agua, Avenida Litorânea e Ponta D’Areia. O secretário-adjunto de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Medeiros, explicou que a colocação das lixeiras visa à melhoria do serviço de limpeza das praias.
Empresas que trabalham para a Prefeitura estão utilizando sacos pretos biodegradáveis no serviço de limpeza
“O objetivo da ação é evitar que o banhista ou o visitante jogue pequenos resíduos, como lanches, garrafas, copos plásticos, latinhas etc., na beira da praia. Para isso, estamos disponibilizando um local adequado a fim de deixar a orla mais limpa”, disse Ricardo Medeiros.
As lixeiras são constituídas de um cesto de plástico (com sacolas plásticas acopladas, facilitando o recolhimento do lixo) de cor verde com a logomarca da Prefeitura. Elas são ligadas em sua estrutura por um montante (haste) de madeira até uma base de cimento, que é enterrada na areia da praia a fim de garantir a fixação das mesmas.
Ricardo frisou que os resíduos depositados nas lixeiras serão recolhidos pelas equipes que fazem a limpeza das praias. “É um projeto piloto e vamos ver a receptividade da população”, destacou.
Paralelo a isso, o secretário-adjunto informou, também, que as empresas de limpeza pública que prestam serviço para a Prefeitura, Limpel e Vital Engenharia Ambiental S.A passaram a utilizar sacos pretos biodegradáveis durante a coleta dos resíduos de varriação e capina.
“As empresas utilizavam, até então, sacos plásticos, que levam até 100 anos para degradar. Com estes novos tipos de sacos que passam a ser utilizados, o tempo para serem decompostos pela ação do tempo é de somente 14 meses, ou seja, estamos adotando uma medida ambientalmente mais correta”, ressaltou.

0 Comentários:

Postar um comentário