Feed RSS

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Com o início das férias, a praia é uma das principais opções de lazer

Com o início das férias escolares, uma das principais opções de lazer é a praia. Como nesse período aumenta a quantidade de banhistas, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) está promovendo uma campanha de segurança e prevenção de acidentes no mar. O efetivo de militares nos postos de salvamento já foi aumentado de 22 homens para 96 ao todo. 
Segundo o tenente Marlison Soares Cunha, o número adicional de salva-vidas foi disponibilizado para essa tarefa, principalmente nos fins de semana, quando o quantitativo de banhistas aumenta. 
Para as operações de férias, o GBMar vai dispor de pequenas embarcações (lanchas), botes, coletes salva-vidas e uma ambulancha, equipada para primeiros socorros. A ambulancha percorrerá oito praias de São Luís e São José de Ribamar com dois mergulhadores e um operador. 
De acordo com a corporação, guarda-vidas, mergulhadores e operadores de embarcações atuarão em maior efetivo nas praias do Araçagi, do Meio, Caolho, Calhau, São Marcos, Praia do Amor e na Ponta d’Areia, além da orla de São José de Ribamar. Ficam fixos em cada Posto de Guarda-Vidas (PGV), para suporte nas operações, oito militares. Há PGV em São Marcos, Calhau e Araçagi. A Praia do Olho d’Água e as demais de São Luís ficam sob o trabalho preventivo da Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal.
A campanha também possui atividades como a entrega de panfletos informativos com dicas de segurança para os visitantes e crianças sobre risco de afogamento. O tenente Soares destacou que as pessoas devem dar atenção também aos cuidados com o corpo como o uso de protetor solar, ingestão de líquidos e o tempo de espera entre as refeições e a entrada no mar.
A operação de férias do Grupamento de Bombeiros Marítimo se estenderá até a segunda semana de agosto.
Dicas - A principal recomendação para as pessoas que pretendem ir à praia acompanhadas de crianças é supervisionar sempre a brincadeira dos pequenos na areia ou na água. Segundo a turista paraense Márcia Barbosa, um instante é tempo suficiente para que uma tragédia aconteça com crianças. “Eu prefiro ficar aqui na areia com os meus filhos do que deixá-los sozinhos enquanto vou para a barraca porque eles brincam de correr e acabam entrando na água”, disse.
Outra dica dada pelo GBMar é que as pessoas tentem manter a linha da água na altura da cintura, pois, conforme a corrente de retorno da água, as pessoas podem ser levadas pela correnteza se estiverem num ponto mais fundo do mar. A mesma recomendação vale também para os períodos de vazante da maré em que a força da água é ainda maior.
E em caso de afogamento, quem avistou a vítima deve chamar um salva-vidas de imediato em vez de tentar salvá-la sozinho. Caso isso ocorra, a vítima pode colocar a outra pessoa em risco ao agarrar-se na mesma e as duas podem acabar se afogando. O trabalho dos bombeiros nesse tipo de situação é essencial, pois são os mesmos que possuem as técnicas de abordagem corretas para as vítimas.
Para evitar afogamentos, é recomendado ainda que os banhistas nadem paralelamente à linha da praia e em pontos próximos ao posto de salvamento, além de evitarem locais com pedras e rochas

0 Comentários:

Postar um comentário