Feed RSS

sábado, 16 de julho de 2011

Cb BM J. Henrique participa do Curso de Salvamentos Especiais 2011

Com o pátio lotado de oficiais, praças e familiares. Assim foi a demonstração de resgate veicular, no final da tarde desta sexta-feira(15), no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, na Avenida dos Portugueses, que marcou a abertura do Curso de Salvamentos Especiais(CSEsp) 2011, os chamados “Águias”, grupo de Elite da Corporação.
O grupamento, criado em 2009, por determinação do atual comandante geral, coronel Marcos Sousa Paiva, tem como missão precípua atender ocorrências de grande complexidade, atuando, assim, tanto em apoio às unidades de combate a incêndio, busca marítima, atendimento pré-hospitalar e, ainda, acidentes automobilísticos.
Em um breve discurso, o coronel Marcos Paiva falou da importância do momento para a Corporação e, ainda, desejou êxito aos candidatos. “Hoje é um dia muito especial para a nossa instituição, tendo em vista que, no tocante à qualificação, estamos começando mais uma importante etapa. As atividades de salvamento figuram com um dos nossos pilares, por isso, neste momento, a nossa expectativa é que cada um dos senhores sejam muito bem capacitados, com mais segurança, aprofundando-se, assim, nos fundamentos necessários para melhor servir à comunidade”, enfatizou.
Na oportunidade, além da demonstração tecno-profissional, houve a entrega de certificados a diversas autoridades civis e militares que, de forma direta ou indireta, desde a sua criação, colaboram com o desenvolvimento do curso, como há exemplo da inspetora chefe da Coordenação de Capacitação da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, Ana Bernadete Oliveira Costa, que esteve representando o secretário municipal Luiz Carlos Magalhães.

Novidade
Durante quatro meses e meio, os 22 alunos precisarão superar uma carga exaustiva de treinamento. Por ser considerado um curso de alta complexidade, a participação do soldado feminino Dinaléa Lisboa Rodrigues do CBM-MA causou certa perplexidade, tendo em vista que, até então, este fato, digo, a participação de uma militar do sexo feminino, ainda não havia sido registrado.
“Será mais que um desafio participar do curso, contudo atribuo a minha decisão ao fato de ter acompanhado mais de perto, durante o meu processo de formação, no ano passado, um pouco da atividade fim do grupo. Não tenho dúvida que as dificuldades serão muitas, porém também acredito ser possível superá-las, haja vista que na minha humilde concepção, bombeiro não precisa de forma, mas, sim, de técnica. Sendo assim, não apenas eu, mas qualquer mulher que se ache capaz, poderá, com êxito, concluir este desafio”, enfatizou Dinaléa.

Fonte: CBMMA

0 Comentários:

Postar um comentário