Feed RSS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Militares do GBMar assistem palestras na I Semana de Saúde do Homem

Como parte da programação da I Semana de Saúde do Homem – Interfaces como a Saúde e o Trabalho, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, deflagrada na terça-feira(10), na manhã desta quinta feira(12), técnicos da SEMUS estiveram proferindo palestras no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, na Avenida dos Portugueses, no Bacanga.
Além de palestras, a programação contou com a distribuição de material educativo e serviços de saúde, como orientação postural e avaliação ergonômica; distribuição de material educativo; medição de pressão arterial e glicemia, peso, altura, IMC, circunferência abdominal e orientações nutricionais; vacinação (tétano, hepatite, tríplice viral e pólio); aplicação de teste sobre qualidade de vida e memória; distribuição de preservativos e emissão de cartão SUS.
Oficiais e praças prestigiaram as palestras, entre eles, o coronel Jonas Batista Durans, que no ato representou o comandante geral da Corporação, coronel Marcos Sousa Paiva, o também coronel José Henrique Pessoa, entre outros, acompanhou a primeira palestra, proferida pela doutora Samira Furtado, coordenadora Municipal de Saúde do Homem.
De acordo com Samira Furtado, é muito importante que esse tipo de campanha seja deflagrada, haja vista que, segundo dados do Ministério da Saúde, a resistência do homem em cuidar da saúde faz com que o mesmo viva 07(sete) anos menos que a mulher.
“O Ministério da Saúde, após a edição da portaria 1944 de 27 de agosto de 2009, deflagrou a Política Nacional de Atenção a Saúde Integrada do Homem. Desde então, a Saúde do Homem é tratada como uma questão de políticas pública, por isso a importância do engajamento de todos os órgãos”, enfatizou Samira.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Erivaldo Sousa dos Santos, que ministrou a palestra “Saúde do Homem: Câncer de Próstata e Pênis”, este é um momento para os homens avaliarem o cuidado que devem ter com a própria saúde, informando-se sobre doenças comuns à população masculina”, disse.
Ainda durante a palestra, Erivaldo Sousa apresentou um dado alarmante. Segundo o médico, o Maranhão é o terceiro estado em casos de câncer de próstata, perdendo, apenas, para São Paulo e Ceará.

Dados
A cada dia da semana, o evento – parceria entre a Coordenação de Saúde do Homem e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – foi realizado em um espaço onde há grande concentração de trabalhadores do sexo masculino. Após a abertura, no auditório da Semus (terça), o evento esteve na Guarda Municipal (quarta); no Corpo de Bombeiros(quinta), e o encerramento será no Sindicato da Construção Civil (sede da Fiema – Cohama).

Conscientização
A I Semana de Saúde do Homem tem como objetivo chamar a atenção desta população para o cuidado com a saúde e orientar quanto a ações preventivas. Segundo dados do Ministério da Saúde, seis entre dez homens resistem na procura por tratamentos de saúde. Exames como o de próstata ainda deixam de ser realizados pelo preconceito.
O Ministério desenvolve a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem que inclui campanhas de conscientização pela atenção à saúde masculina e realização de eventos. Além de campanhas regulares, a Coordenação de Saúde do Homem da Semus mantém serviços de saúde ao homem e promove ações junto às instituições parceiras para sensibilizar a população masculina.

Fonte: CBMMA

0 Comentários:

Postar um comentário