Feed RSS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

GBMar intensifica prevenção de acidentes nas praias com panfletagem

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), promove, durante todo este mês de férias, uma intensa campanha com o intuito de evitar acidentes nas praias de São Luís. A ação terá a participação de alunos do Colégio Militar Tiradentes, que vão entregar material informativo à população nos fins de semana. 
Todos os anos, o GBMar intensifica ações de prevenção a acidentes nas praias durante o mês de julho. Nos fins de semana, serão distribuídos panfletos com dicas de como evitar afogamentos e insolação, além dos principais cuidados que os pais devem ter ao levar os filhos para a praia. “Todos os anos fazemos esse trabalho, mas parece que as pessoas esquecem os cuidados básicos que devemos ter ao ir à praia, principalmente quando levamos crianças”, destacou o 2º tenente Marlison Soares Cunha, do GBMar.
O tenente enfatizou que, durante o período de férias, sempre é necessário aumentar o contingente de oficiais nas praias e que, para auxiliar na distribuição dos panfletos nos fins de semana, foi solicitado o auxílio dos alunos do Colégio Militar Tiradentes. 
Os guarda-vidas atuarão todos os dias, ao longo de toda a orla da capital, e nos fins de semana o trabalho será intensificado com a panfletagem e a presença de carros de som. Nos sábados e domingos deste mês, 20 alunos por dia, de 11 a 15 anos de idade, vão distribuir o material informativo nas praias do Araçagi e na Avenida Litorânea, locais que concentram um maior número de banhistas nas férias. Serão formadas duplas e cada uma será auxiliada e supervisionada por
um guarda-vida.
Ocorrências – As principais ocorrências registradas nas praias durante o período de férias são afogamentos, crianças que se perdem dos responsáveis e insolação. “Os banhistas devem estar atentos a uma série de cuidados, entre eles não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar, ficar somente em locais onde a água bata na cintura e, principalmente, não descuidar das crianças”, orientou o 2º tenente Marlison Soares.
De janeiro a dezembro de 2011, o GBMar registrou 50 salvamentos aquáticos, com três afogamentos registrados nas praias e oito em água doce.
Além disso, 16 crianças se perderam dos pais, mas foram encontradas por guarda-vidas.




0 Comentários:

Postar um comentário