Feed RSS

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comissão de Segurança Pública da AL reúne-se com militares


Em nova reunião com representantes dos bombeiros, realizada nesta quarta-feira (8), integrantes da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa solicitaram que a categoria mantenha o diálogo com o governo do Estado na tentativa de negociar um acordo que permita a conquista de melhorias salariais e de trabalho.
O presidente da comissão, Zé Carlos (PT), e o deputado Luciano Leitoa (PSB) mantiveram uma longa reunião com os bombeiros e pediram que todas as reivindicações sejam colocadas em documento, com prazos para que os acordos sejam cumpridos pela Secretaria de Segurança do Estado.
As lideranças dos bombeiros chegaram ao encontro com os deputados bastante inseguros com o processo de negociação, por conta do encontro mantido no dia anterior com o secretário de Segurança, Aluísio Mendes. Os bombeiros manifestaram que o governo não estaria disposto a atender as reivindicações da categoria, entre elas equiparação salarial com os policiais civis e implantação da carreira-única.
Diante dos apelos dos deputados, os bombeiros se propuseram a manter o canal de diálogo com o governo. “Peço um voto de confiança, esse tipo de negociação é longo”, afirmou o deputado Zé Carlos, que apóia o governo, e garantiu que se sentir que não mais vale à pena sentar à mesa, informará a categoria.
O deputado Luciano Leitoa, fazendo a ressalva de que não apoia o governo e nem vai apoiar, pediu também que os bombeiros mantenham o processo de negociação, e evitem fazer o que a categoria fez no Rio de Janeiro, se aquartelando. Leitoa disse que a radicalização geralmente resulta na perseguição dos líderes e condenou a legislação que proíbe os bombeiros de fazer qualquer tipo de paralisação.
Luciano Leitoa colocou a disposição dos bombeiros um técnico para que faça o levantamento sobre o impacto financeiro da implantação das reivindicações da categoria e explicou que qualquer reajuste salarial deve ser votado num ano, para que seja implantado no próximo. Mas mesmo assim os bombeiros querem que o governo repasse imediatamente para a categoria os 10% de reajuste concedidos aos policiais civis.
Na reunião dessa terça-feira (7), o governo do Estado, por meio do secretário Aluísio Mendes, se propôs a discutir sobre vale alimentação, podendo ficar equiparado ao da Polícia Civil a partir do mês julho; criar uma comissão para que, até outubro, se discuta e monte outro regimento do Código de Ética Militar; discutir e implementar o adicional noturno até janeiro de 2012.
O secretário de Segurança, ainda ontem, voltou a afirmar que o governo tem interesse em emplacar melhorias para as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

0 Comentários:

Postar um comentário