Feed RSS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Na praia, você sabe quem vai se afogar antes de entrar na água?

Na praia, é comum pensarmos que só vemos afogados dentro da água. Isto não é verdade. Se observarmos as pessoas com atenção, podemos antecipar 80 a 90% daquelas com alto potencial para se afogarem. Preste mais atenção nas pessoas ao seu redor, e antecipe as pessoas que podem se afogar.

FORA DA ÁGUA
Pessoas nos extremos da idade - muito jovens ou velhos. Os mais jovens não devem ir a água sem a supervisão de um adulto.
Pessoas obesas ou com aparência cansada - são pessoas geralmente sem boas condições físicas.
Alcoolizados - são pessoas com a capacidade reduzida de avaliação do perigo e, portanto com menor prudência.
Pessoas com objetos flutuantes - devem ser observados com muita atenção, pois são confiantes e capazes apenas com o objeto.
Turistas, imigrantes ou estranhos ao ambiente - são pessoas que não tem noção do perigo no local e devem ser alertadas: Cor da pele: muito branca, ou o tipo de bronzeamento ou tonalidade de pele marcada por camiseta. Pelo modo inadequado; de se vestir para a praia (calça comprida, bermuda de brim ,camisa quente, casaco, tênis); para o esporte a ser realizado (roupa de mergulho para o surf, óculos de natação para o mergulho, jogando vôlei com bola de futebol). Pelo equipamento que carrega: usando bóia de pneu; "surfista" com o "leash" no pé antes da hora, prancha quebrada, sem parafina, ou amarelada do sol, ou vestido com o neoprene na areia quente, ou colocando ou carregando a prancha de surf de forma errada na areia (parafina para cima). Pelo comportamento na praia tipo estranho no ninho: forma de se deitar na areia; brincadeiras de rolar na areia; o local que escolhe para ficar na praia (perto a uma corrente de retorno); não observa as sinalizações de perigo; o sotaque; o modo como olha o mar com espanto; pessoas chegando a praia em grupos grandes.

DENTRO DA ÁGUA
O banhista com potencial para o afogamento: Entra na água esquisito; Está eufórico na água com brincadeiras espalhafatosas; Escolhe a vala para se banhar; Nada com estilo errado (nadando de costas para as ondas, ou de forma espalhafatosa); Fica destacado da maioria das pessoas, boiando na água; Olha para areia constantemente da água; Perde sua prancha de surf ou body-board e fica desesperado; Namora na água; Não tem idade para entrar em determinado mar; Mergulha, sai da água ou fura as ondas de forma estranha; Leva caixotes seguidos na beira e permanece na água cheio de areia na sunga; Brinca na água ou na corrente de retorno de costas para a onda; Nada a favor da corrente lateral ou de retorno (perigo iminente); Tem um comportamento assustado quando vem uma onda maior; Assusta-se ou corre quando pisa na água; Tampa o nariz quando afunda a cabeça na água.
Observações de Sinais de Uma Vítima Já se Afogando: Expressão facial assustada ou desesperada; Perdendo o pé na água perto de uma corrente de retorno - afunda e volta a flutuar em pé; Onda encobrindo o rosto da vítima que olha para a areia; Nada, mas não sai do lugar; Nada contra a força da correnteza; Vítima que nada em pé sem bater as pernas; Vítima com o cabelo caindo na face; Vítima batendo os braços na água sem deslocamento.
Você pode salvar muita gente sem entrar na água, apenas use o seu bom censo no reconhecimento destas potenciais vítimas. Oriente-as sempre a se banhar próximo a um posto de salvamento e a obter informações com o guarda-vidas.

0 Comentários:

Postar um comentário