Feed RSS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tenentes Renier e Jefferson concluem curso de Guarda-Vidas em SP


O curso ministrado pela unidade do Corpo de Bombeiros do Guarujá, especializada em resgates aquáticos, é um dos mais requisitados e respeitados no país. Durante as 222 horas de carga horária, o bombeiro aprende todas as técnicas de salvamento e resgate marítimo, além da utilização correta de diversos equipamentos necessários para essa função.
“Os alunos são profissionais do Corpo de Bombeiros que, quando chegam nesta unidade, precisam se especializar na profissão de guarda vidas. É realizado um curso de seis semanas onde são passadas noções de oceanografia, natação e educação física aplicada, prevenção e salvamento aquático, técnica básica de recuperação de afogado, conhecimentos elementares sobre o mar, relacionamento do guarda vidas com o público e noções sobre embarcações miúdas. Depois desse treinamento, ele está apto a trabalhar com o uniforme nas praias”, explicou o capitão Ricardo Pelliccioni, coordenador do curso de formação.
Pela qualidade apresentada no curso e nos treinamentos aplicados, o grupamento atrai diversos oficiais de outros locais, que buscam uma melhor formação.
“É um curso de bastante expressão no cenário nacional. Os Corpos de Bombeiros de diversos estados mandam integrantes para se formarem aqui e levarem o conhecimento adquirido para ser multiplicado. Já formamos integrantes do Ceara, Pernambuco e, no último curso, tivemos dois de uma corporação do Chile”, disse o capitão. “É comum ter pessoas de fora fazendo esse curso, que acabou se tornando uma referencia nacional no serviço de guarda vidas. Na turma atual, por exemplo, temos dois oficiais do corpo de bombeiros do Maranhão”, concluiu.
O tenente Diego Renier Cantanhêde Machado, de 23 anos, é um dos oficiais da atual turma vindos do estado nordestino. Segundo ele, que ao lado do também maranhense Jefferson Ferreira Serra, está na quinta semana do curso - o “know how” que São Paulo possui foi o grande motivo para sua vinda.
“São Paulo é referencia para o Brasil inteiro e tem as técnicas mais atualizadas de salvamento aquático. Por isso, o estado do Maranhão resolveu mandar dois oficiais para aprender um pouco mais e multiplicar esses conhecimentos”, afirmou Renier, que destaca a importância de membros de locais diversos participarem do curso paulista. “É muito interessante mandar oficiais de outros estados para São Paulo porque o intercâmbio e a trocas de experiência de farda engrandecem os dois estados”.
Opinião semelhante possui o tenente Rodrigo Fiorentini, responsável pela instrução aos alunos do curso durante a atividade em Praia Grande. “São Paulo já tem uma doutrina, um procedimento arraigado, então os outros estados, buscando novos conhecimentos, novas experiências, vêm verificar como é o trabalho aqui”, explica.

0 Comentários:

Postar um comentário