Feed RSS

sábado, 30 de junho de 2012

Barco Serra Grande acompanhou procissão marítima de São Pedro

Um grande público prestigiou a procissão pela Baía de São Marcos, realizada ontem em homenagem a um dos santos mais populares da Igreja Católica. Por causa do movimento da maré, o cortejo marítimo com os devotos de São Pedro saiu do cais da Praia Grande, por volta das 13h15, seguindo pelo porto do Jenipapeiro, Ponta d’Areia, Barragem do Bacanga, voltando, no encerramento, para o cais. 
De acordo com a Capitania dos Portos no Maranhão, 40 embarcações acompanharam o cortejo. A imagem de São Pedro foi transportada pela Lancha Diamantina, escoltada por centenas de pessoas que seguiram a procissão nas embarcações auxiliares. Após uma hora e meia de cortejo, a imagem do santo foi recebida por fiéis que aguardavam no cais da Praia Grande. Na chegada,  houve uma grande queima de fogos de artifício. 
Muitas pessoas se emocionaram com a chegada da imagem de São Pedro após a procissão marítima. Uma delas foi a dona de casa Conceição Maria de Souza, de 53 anos, que há mais de 10 anos prestigia o cortejo em homenagem ao santo, embora tenha ficado três anos sem acompanhar a procissão. “Enfrentei alguns problemas de saúde, por pouco não faleci. Mas, graças ao meu querido São Pedro, estou aqui para homenageá-lo e agradecê-lo pela minha vida”, contou, emocionada.  
Após  a  chegada ao  cais, a imagem de São Pedro seguiu pela Praia Grande, passando pela Igreja da Sé, Praça João Lisboa, Igreja Nossa Senhora do Carmo, ruas Grande, de São Pantaleão e do Passeio, Largo da Saudade, Avenida Rui Barbosa, encerrando a procissão no Largo de São Pedro, onde houve uma missa, no fim da tarde de ontem, celebrada pelo bispo auxiliar de São Luís,
dom José Carlos Chacorowski. Segundo os organizadores do cortejo, mais de 3 mil fiéis acompanharam a missa em homenagem a São Pedro. 
Segurança – O Corpo de SalvaVidas da Guarda Municipal de São Luís fez a segurança dos fiéis que acompanharam o cortejo nas embarcações. De acordo com o inspetor-chefe do grupamento, Valmir Barros, 16 homens deram apoio à procissão. “Não tivemos registros de qualquer incidente durante o cortejo, pois o trabalho do nosso Corpo de Salva-Vidas foi feito de maneira antecipada, acionando a Capitania dos Portos para que efetuasse a fiscalização das embarcações”, afirmou. Outros 13 homens do Corpo de SalvaVidas foram encaminhados ao Quebra-Pote, onde também houve, na tarde de ontem, um cortejo marítimo em homenagem a São Pedro. 
Além da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros, o cortejo contou com o apoio de sete homens do Grupamento de Fuzileiros Navais do Pará, que vieram especialmente para fazer o isolamento e a segurança no ponto de embarque do cais da Praia Grande. Integrantes da União dos Escoteiros do Brasil Região do Maranhão fizeram a escolta do andor de São Pedro durante a procissão. 

0 Comentários:

Postar um comentário