O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) está em situação de alerta pelos próximos 60 dias. O anúncio foi feito pelo secretário executivo da Defesa Civil, coronel Carlos Robério dos Santos, em reunião com 108 bombeiros que possuem o curso de Coordenador Administrativo de Defesa Civil (CADEC).
Os militares, oficiais e praças ficarão de prontidão caso o período chuvoso afete a população ribeirinha em municípios que mais sofreram com as cheias em 2009, entre os quais Bacabal, Trizidela do Vale e Pedreiras.
Além de revisar o conhecimento adquirido com o CADEC, os bombeiros estão recebendo orientações sobre como devem atuar. A proposta é que eles garantam apoio às coordenadorias municipais, visitando os locais afetados e abrigos para verificar a sistemática de organização, limpeza, condições de saúde e atividades educacionais.
Outro ponto bastante focado na reunião, de acordo com o coronel Robério dos Santos, foi o preenchimento dos formulários e documentação que deverão ser repassados diariamente para a Coordenação Estadual da Defesa Civil, sediada em São Luís.
Até o momento nenhum município maranhense foi afetado pelas chuvas. Mesmo assim, a estrutura preventiva foi montada pela CEDEC-MA. O Maranhão foi dividido em micro-regiões para que possamos agir de forma descentralizada, em caso de necessidade. “Nosso maior objetivo é evitar uma situação semelhante as enchentes registrada em 2009”, enfatizou o coronel.
Fonte: Secom/MA http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13867
0 Comentários:
Postar um comentário