Feed RSS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Novo helicóptero do GTA permite buscas noturnas em alto-mar

O Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA) receberá no dia 14 de dezembro o primeiro helicóptero EC145 a operar na América Latina. A aeronave é um dos mais modernos equipamentos em uso pelas forças policias internacionais. Adquirido na Alemanha, o EC145 desembarcou ontem no Porto de Santos, em São Paulo. A aeronave será entregue oficialmente ao Maranhão em solenidade com a governadora Roseana Sarney e o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
A aeronave foi entregue de forma provisória oficialmente ao comandante do GTA (Grupo Tático Aéreo), Laércio Costa, pelo piloto Delcimar Oliveira e o major do Corpo de Bombeiros Alcimário na Alemanha há duas semanas. A aquisição foi feita junto à empresa Eurocopter, consórcio alemão-francês, por R$ 15 milhões. A chegada da aeronave ao Brasil ocorreu ontem em desembarque no Porto de Santos (SP) e de lá seguiu para a fábrica de Helibrás, em Itajubá (MG).
O secretário estadual de segurança pública, Aluísio Mendes, disse que a compra do helicóptero é parte do compromisso assumido pelo governo estadual de reforçar a força policial do Maranhão. “Essa aquisição foi fruto da reativação de convênios feitos entre o governo estadual e o federal em gestões anteriores e que foram retomados por iniciativa da governadora Roseana Sarney, sendo cada uma das esferas responsáveis por 50% dos recursos investidos”, explicou Aluísio Mendes.

Especificações

O helicóptero é o único de toda a América Latina e entre suas especificações estão o vôo noturno, a capacidade de transportar até 12 policiais armados e equipados. Ele alcança a velocidade de 300 km/h e tem autonomia de 3h45min. Ele possui toda a carenagem inferior à prova de balas e um potente farol de 1.000 watts, faz resgate aeromédico e leva uma mini-UTI a bordo. Com o novo equipamento também é possível resgatar quatro pessoas ao mesmo tempo e em caso de combate a incêndios, tem gancho especial que consegue transportar até mil litros.
Aluísio Mendes informou que o EC145 possibilitará a realização de operações de alta complexidade pela polícia do Maranhão. “Ele é um equipamento multi-missão e de alta versatilidade. Permite, por exemplo, a busca noturna em alto-mar. É sem dúvidas uma grande conquista para o sistema de segurança pública do Estado”, afirmou.

0 Comentários:

Postar um comentário