Feed RSS

segunda-feira, 4 de março de 2013

GBMar intensifica prevenção a afogamentos em praias

O movimento das praias de São Luís foi grande ontem. Para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão afixou placas de alerta em dois pontos na praia do Calhau, intensificando o trabalho e prevenção a afogamentos na orla de São Luís. A iniciativa foi motivada após registro de afogamentos nas últimas semanas.
Segundo o tenente do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), Thiago Paiva, houve um reforço das guarnições, principalmente aos sábados e domingos. Ao todo, 30 salva-vidas se revezam pelos pontos de maior risco nas praias da Ilha, incluindo a do Araçagi.
Eles utilizam quadriciclos e botes para monitorar a orla. Placas de alerta foram fixadas em locais cujo perigo de afogamento e de outros acidentes são maiores. Os pontos mais perigosos variam conforme a maré, mas a corporação destaca os locais onde há grande quantidade de pedras, como no fim da praia do Caolho ou próximo ao parquinho da Praia do Calhau. 
De acordo com o tenente, a segurança na praia começa pelo banhista. “Continuamos fazendo o trabalho preventivo, alertando os banhistas sobre o perigo de nadarem nesses locais demarcados. É importante que eles tenham atenção e deixem de pensar que são excelentes nadadores, porque isso não impedirá que acidentes aconteçam”, alertou.
Entre as orientações, Thiago Paiva ressaltou a importância das pessoas se concentrarem próximo aos pontos de monitoramento, evitar entrar no mar após ingerir bebida alcoólica ou mesmo após se alimentar, além de nunca deixar crianças sozinhas na praia. O ideal seria que todos os menores tivessem algum tipo de identificação consigo, com nome e telefone dos responsáveis afixados em pulseiras ou crachás.

Casos- Em fevereiro, duas mortes por afogamento foram registradas nas praias de São Luís. No dia 2, o aposentado paulista Valdemir Moreira, de 49 anos, foi arrastado pela correnteza quando banhava próximo a um banco de areia irregular na Praia do Araçagi. O corpo do homem só foi encontrado nos limites com a Praia do Olho d'Água. 
No dia 24, Nailton Everton Leal, de 17 anos, residente do bairro Janaína, foi vítima de afogamento na Praia do Calhau, em São Luís. O jovem estava na companhia da namorada quando foi arrastado pela correnteza. Nailton ainda chegou a salvá-la, mas ele foi levado pelas ondas e foi encontrado no dia seguinte sem vida.

0 Comentários:

Postar um comentário