Feed RSS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dentistas do CBM-MA realizam Campanha de Prevenção em Saúde Bucal

Os dentistas do Corpo de Bombeiros do Maranhão realizaram no GBMar, nesta terça-feira (04), uma Campanha de Prevenção em Saúde Bucal, direcionada para os militares deste Grupamento.
Na oportunidade, a tenente-coronel Áurea e a Capitã Ângela, ambas integrantes do quadro odontológico do CBM-MA, explicou quais os cuidados que devem ser dispensandos na higienização bucal, visando, assim, evitar mau hálito, caries e perda de dentes.
"Se você não higieniza bem os dentes todos os dias, corre o risco de que se formem cáries. Os sinais prematuros de cáries incluem buracos visíveis nos dentes, dor ao morder e sensibilidade ou dor nos dentes", disse a TC Áurea.

Durante a palestra foi passada a forma mais adequada de escovação dos dentes, da língua e o uso do fio dental, além das principais doenças bucais:
- Cárie: É uma doença transmissível que ataca os dentes. A cárie é o resultado da ação corrosiva do ácido produzido pela placa bacteriana sobre o esmalte dos dentes. A placa bacteriana é uma camada viscosa e esbranquiçada composta por bactérias e resíduos alimentares. Em estágios avançados, a cárie além de gerar muita dor, pode causar infecção e até a perda do dente.
- Gengivite: É uma doença que tem origem na gengiva e, assim como a cárie, é causada pela placa bacteriana que se acumula entre os dentes e não é removida. Seu sintomas são: inchaço, vermelhidão, sangramento com facilidade, dor e mau hálito. Gengiva saudável não sangra facilmente, possui cor rosácea e aspecto rugoso tipo casca de laranja.
- Periodontite: É o estágio avançado da gengivite, ocorre após o endurecimento da placa bacteriana; com a formação do tártaro. Pode-se formar o tártaro supra-gengival (na parte da coroa, acima da gengiva) e tártaro sub-gengival (na porção interna da gengiva entre a gengiva e o dente). Apresenta os seguintes sintomas: dor de dente, retração da gengiva e mobilidade, que pode levar até a perda do dente.

Por que é importante consultar o dentista a cada 6 meses? 
É muito importante consultar regularmente o dentista, para que ele possa avaliar a saúde bucal e orientar sobre os procedimentos corretos. 
O dentista faz uma análise da boca, detectando desde o início, cáries ou problemas gengivais e dando sequência ao tratamento curativo. 
É também recomendada a realização de limpeza periódica, pois mesmo com todos os hábitos de higiene bucal, poderá haver a formação de tártaro, que só o dentista consegue remover.

Ao final da palestra os militares do GBMar receram kits odontológicos, contendo escova de dentes, pasta dental, fio dental e uma cartilha educativa.




0 Comentários:

Postar um comentário