Feed RSS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Corpo de Bombeiros patrulhará praias 24 horas neste carnaval

Durante o dia, viaturas e embarcações patrulharão a orla; à noite, guarda-vidas e viaturas de apoio estarão de prontidão

Começa hoje a operação de Carnaval do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) nas praias de São Luís. Até quarta-feira, dia 22, viaturas e embarcações de patrulhamento estarão nas praias mais movimentadas da cidade para garantir a segurança de foliões e banhistas. 
Cerca de 70 homens do GBMar serão deslocados para a orla de São Luís neste Carnaval. Durante seis dias, o efetivo de bombeiros estará na Avenida Litorânea, Praia do Araçagi, São José de Ribamar e Praia do Amor.
Além das festas de Carnaval à beira-mar, as praias deverão receber vários ônibus de excursão de cidades do interior. E para garantir a segurança das pessoas, a operação funcionará durante o dia e a noite, por causa do aumento no risco de afogamentos. 
Pela manhã e à tarde, viaturas e embarcações estarão patrulhando a orla. À noite, os guarda-vidas e viaturas de apoio estarão nesses locais.
Uma embarcação de apoio também será deslocada para a praia para funcionar como quartel avançado.
Segundo o tenente Thiago Paiva Siqueira, o Lava-Pratos de São José de Ribamar receberá um patrulhamento especial. A decisão foi tomada porque muitos brincantes se colocam em perigo entrando no mar depois de fazer uso de bebida alcoólica. "As pessoas têm consciência de todos os fatores de risco, mas continuam arriscando a vida porque acham que saber nadar é o suficiente", disse.
Perigo - Quem deseja um Carnaval tranquilo na praia deve seguir algumas dicas de segurança do GBMar. Além dos cuidados com as crianças e intervalos entre as refeições e os banhos de mar, é preciso tomar cuidado principalmente ao entrar na água durante a noite.
Como a iluminação é quase nula na praia à noite, o patrulhamento torna-se mais difícil. Mesmo sabendo desse perigo, muitos foliões abusaram do álcool e entraram no mar durante a passagem dos blocos durante o período de pré-Carnaval.
O tenente Thiago Paiva Siqueira frisa não ser seguro nadar nessas condições, mesmo na maré baixa. Em caso de afogamento, o recomendável é sempre chamar um guarda-vidas para evitar  que a vítima provoque o afogamento de alguém que não tem as técnicas de salvamento.

0 Comentários:

Postar um comentário