Feed RSS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ações marcarão o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele

Em todo o país, no dia 24 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) oferecerá exame preventivo gratuito contra o câncer da pele, entre outras ações de conscientização e de educação em saúde. As ações são parte do “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele”, realizado há treze anos sempre no último sábado de novembro.
Em São Luís, o atendimento será oferecido no Centro de Dermatologia do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA) e em Imperatriz na Associação Médica da cidade. A expectativa é de que, entre as 9h e as 15h, cerca de 400 pessoas passem pelo local. Também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre indicativos do câncer da pele.
No âmbito nacional, mais de 420 mil pessoas já receberam atendimento dermatológico gratuito desde o início da realização do evento. Mais de 300 indivíduos, o que corresponde a 1% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.

Grupo de Risco
Em São Luís, a localização geográfica próxima à Linha do Equador favorece uma maior penetração de raios solares. Por isso, a SBD alerta que é fundamental que as pessoas identificadas no grupo de risco compareçam ao posto de atendimento para fazer o exame.

São fatores que devem ser observados:
Casos de câncer da pele na família;
Pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia;
Cabelos claros;
Olhos claros;
Muitas pintas pelo corpo;
Queimaduras pelo sol;
Sardas na face e/ou ombros;
Ocorrência anterior de câncer da pele;
Sol sem proteção;
Pinta mudando de cor;
“Feridinha” que não cicatriza;
Idade acima de 60 anos.

No Brasil, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer da pele ainda é o tumor que mais atinge brasileiros, representando 25% de todos os tumores malignos. São estimados pelo Instituto 134.170 novos casos para 2012, sendo a maior ocorrência em mulheres (71.490).

Fonte: Imirante.com

0 Comentários:

Postar um comentário