Feed RSS

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Curso de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos

Até a próxima quinta-feira(21), 40 alunos da Polícia Militar, Grupo Tático Aéreo, Guarda Municipal, Empresas Vale e Granel Química, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Transporte e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão - participam do Curso de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos, promovido pela Subchefia do Estado Maior Geral do CBM-MA. Durante os quatro dias, os participantes estarão recebendo conhecimentos teóricos e, no último dia, todo o conteúdo adquirido será colocando em prática durante uma simulação, em local que ainda será definido. A palestra de abertura, ocorrido nesta segunda-feira(17), no auditório do Comando Geral do CBM-MA, na Avenida dos Portugueses, no Bacanga, ficou a cargo do Coronel BM João Vanderley Pereira, Subchefe do EMG/CBMMA, bacharel em química e com vários cursos na área de produtos perigosos, inclusive no exterior (Panamá e Equador).
De acordo com o oficial BM, o curso tem como objetivo disseminar o conhecimento no assunto para, assim, diminuir o tempo de resposta em uma possível situação envolvendo esse tipo de material. “Visando o crescimento do Estado neste ramo de atividade, com a implantação da refinaria, a nossa intenção é capacitar o maior número possível de profissionais da área de segurança, para que os mesmos possam realizar de forma segura e imediata, a primeira resposta com segurança diante de um sinistro envolvendo produtos perigosos”, enfatizou o Coronel Vanderley. A expectativa do Comando da Corporação é que o curso seja realizado em várias outras etapas, sendo que a previsão é que no mês de dezembro ocorra a última etapa do ano em curso. Na manhã desta terça-feira(18), o Major Paulo Timóteo Andrade foi o responsável em ministrar a palestra que teve como tema primeiros socorros.
Já quarta-feira(19), a palestra será ministrada pelo Major Islandy Amaral. Com uma vasta experiência no tema, o oficial terá a missão de repassar aos alunos como eles devem se comportar, no tocante ao isolamento da área, em caso de desastre com produtos perigosos.
Três militares do GBMar estão presente nesta primeira etapa do Curso: 3º Sgt BM Gilvan, Cb BM M. Cardoso e Cb BM A. Santos.

Fonte: http://www.cbm.ma.gov.br/pagina.php?IdPagina=1045

0 Comentários:

Postar um comentário