Feed RSS

sábado, 10 de setembro de 2011

Ten Spíndola alerta para perigo de banho e mergulho na área do espigão

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) fez ontem (31/08) um alerta aos frequentadores do espigão da Ponta d'Areia para que não mergulhem na área onde foi construída a estrutura. Segundo o chefe da seção de mergulho do GBMar, tenente Joalisson Spíndola, a ação de três correntes marítimas dificulta o nado na região e pode levar ao afogamento.
Concluído há poucos dias e já considerado como o mais novo ponto turístico de São Luís, o espigão da Ponta d'Areia preocupa os guarda-vidas do GBMar em pelo menos um aspecto: a possibilidade de visitantes praticarem mergulho na área. "É um local de extrema dificuldade para a prática de natação. Para se ter uma idéia do grau de dificuldade, é lá que realizamos nossos testes físicos e muito poucos conseguem nadar", explicou o tenente Spíndola.
Para ilustrar o tamanho do perigo, o militar afirmou que, caso alguém desavisado insista em mergulhar no local, o ideal é se deixar ser levado pela corrente marítima, pois, tentar nadar contra a correnteza só faria com que a pessoa se cansasse e não conseguisse nem se manter sobre a superfície da água. "Não registramos nenhum caso e esperamos que ninguém faça isso, porque a chance de morte por afogamento é iminente. Aquele é um espaço para visitação, pesca ou outras atividades, desde que a pessoa se mantenha sobre o espigão e não diretamente na água", reiterou o tenente.

Visitação
Na manhã de ontem (31/08) o casal Wágner Martins e Maria de Jesus aproveitou o dia de folga para conhecer o lugar. Pescador nas horas vagas, o servente de construção civil fez duas considerações quando chegou ao local. A primeira foi com relação à falta de policiamento e a segunda foi a falta de estrutura para receber visitantes. "É muito bonito, mas seria muito mais tranquilo se tivesse pelo menos uma viatura passando por aqui. E outra coisa é que não tem nada para a gente beber. Acho que com o tempo o governo vai colocar uma estrutura melhor, com quiosques, por exemplo", disse Wágner Martins.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Infraestrutra (Sinfra) informou que já existe um pré-projeto de revitalização de todo o entorno do espigão, em fase de conclusão. Sobre o policiamento na área, a reportagem procurou o comandante do policiamento metropolitano, coronel Jéferson Teles, mas, até o fechamento desta edição, o militar não atendeu às ligações.   

0 Comentários:

Postar um comentário