Feed RSS

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sábado é dia de limpar as praias em São Luís

Neste sábado (15), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizará, pela primeira vez, na capital maranhense, o Dia Mundial de Limpeza das Praias - Clean Up The World.
A campanha será marcada pela realização de um grande mutirão para recolhimento de lixo nas praias que abrangem a avenida Litorânea.
A ideia é sensibilizar a população para a prática de atitudes sustentáveis e de ações transformadoras em busca de soluções integradas para os problemas ambientais das praias de São Luís.
O evento também pretende nutrir na população os sentimento de zelo e valorização das praias.
A programação do Dia Mundial da Limpeza das Praias será desenvolvida durante toda a manhã. O evento será aberto às 8h, na praia do Calhau, em frente ao Círculo Militar (maior ponto de concentração) e nos ecopontos distribuídos ao longo da orla entre o Círculo Militar (praia do Calhau) e a Praça do Pescador (Praia de São Marcos).

Voluntários
A programação começa com atividades físicas às 8h. Às 8h30, será feita a entrega do material de coleta (sacolas, luvas e formulários) aos grupos de voluntários no principal ponto de Concentração (Círculo Militar-Praia do Calhau) e nos ecopontos, onde estarão montados os estandes da organização do evento e das instituições e órgãos parceiros).
As 10h será iniciada, oficialmente, a ação de coleta de resíduos em São Luís e em todas as cidades que participam da campanha no Brasil. O evento será encerrado as 13h, na Praça do Pescador (Praia de São Marcos), com a destinação dos resíduos recolhidos e uma grande confraternização com os voluntários.

Área de limpeza
Nesse mutirão a limpeza das praias será feita em uma área de cerca de 3. 800 metros de extensão compreendida entre o principal ponto de concentração (Círculo Militar-Praia do Calhau), e o ponto de encontro final (Praça do Pescador- Praia de São Marcos).
Durante a limpeza os grupos de voluntários percorrerão áreas específicas que compreenderão areia, calçadão e beira mar, recolhendo todo tipo de lixo. Entre os resíduos que deverão ser recolhidos estão latas, cocos, garrafas, copos, pratos e também o chamado microlixo (guimbas de cigarro, tampinhas de garrafas, canudinhos).
Cada voluntário levará consigo uma sacola biodegradável com capacidade de até 5 kg para acondicionarem o lixo e um par de luvas que serão fornecidas pela Sema. Quando essas sacolas estiverem cheias serão entregues pelos voluntários nos ecopontos situados em locais estratégicos na orla.
Posteriormente, o material (resíduos) entregue nos ecopontos será transportado em caminhões, cedidos por empresas parceiras, até o ponto de encontro final do percurso, na Praça dos Pescadores. Nesse local todos os resíduos recolhidos pelos voluntários serão selecionados e encaminhados a sua destinação final pela parceira Cema por meio do projeto Ecocemar.
Cabe ressaltar que o peso de todo o material reciclável recolhido será revestido em bonificação na conta de energia de uma instituição filantrópica a ser definida pela Sema e Ecocemar.

O que é o Clean Up The World World
O Clean Up the World (CUW) é uma das maiores ações globais de limpeza e conservação do meio ambiente.
O Projeto existe desde 1993 e é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
No Brasil, a campanha existe desde 2003, organizada pelo Instituto Ecológico Aqualung, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Marinha do Brasil, do Greenpeace Brazil, entre outros órgãos, instituições governamentais e ONGs.
O maior foco da ação nacional é a conscientização sobre a necessidade de manter as praias, rios, lagos e lagoas sempre limpos por meio de atitudes sustentáveis.

Fonte: Imirante.com

0 Comentários:

Postar um comentário