Feed RSS

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Militar do CBMMA é exonerado!


Ato que pune o militar por indisciplina foi assinado pelo Governo e publicado em Diário.


SÃO LUÍS - O Diário Oficial do Estado do Maranhão traz, na publicação do dia 16, deste mês, a exclusão, a bem da disciplina, do 2º sargento Bombeiro Militar nº 312/94, Fernando de Jesus Soares Cutrim, conhecido por "Louro Bill". O sargento exonerado da corporação é irmão do deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB). "Louro Bill" era lotado no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA)

O ato de exoneração foi assinado pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Louro Bill já havia sido condenado em segunda instância no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) por tráfico de drogas, confirmando sentença de primeiro grau que havia lhe condenado pelo mesmo crime.

Louro Bill foi preso, também, em operação da Polícia Federal, resultando na sua condenação e consequente expulsão dos quadros dos bombeiros militares do Maranhão.

No documento, a governadora resolve excluir das fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, "em virtude de o mesmo ter praticado atos que afetam a honra pessoal, o pudor militar e o decoro da classe, art. 2º, inciso I, alíneas "b" e "c" da Lei nº 3.700, de 26 de novembro de 1975, c/c art. 40, incisos I, III, IV, XI, XII, XVe XVIII, da Lei nº 6.513, de 30 de novembro de 1995".


Fonte: imirante.com

Artrose não é doença exclusiva da terceira idade

Com informações de Assessoria.
27/09/2013 

Quando se ouve falar em artrose, já pensamos em uma doença que afeta apenas idosos, mas não é o que mostram algumas pesquisas. A doença, também conhecida como osteoartrite, tem caráter degenerativo e já faz parte da vida de 10 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). A patologia está cada vez mais presente entre pessoas mais jovens.

Os desgastes nas cartilagens das articulações são o que levam a pessoa a desenvolver a artrose, que causa dor e pode levar a uma perda considerável de qualidade de vida, chegando a ocasionar danos irreversíveis, como a deformação e enrijecimento de membros. A faixa etária mais afetada é mesmo a terceira idade, por conta do envelhecimento natural do corpo, mas os sintomas não são exclusivos desse público.

A artrose tem começado a se manifestar mais cedo, já na faixa dos 30 anos de idade, principalmente com desgastes das articulações de joelhos, quadris, tornozelos e coluna, por conta de pratica em excesso de esportes e atividades físicas, por exemplo. As estatísticas demonstram que 20% dos adultos brasileiros já são acometidos pela doença, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). São 5,5 milhões de pessoas com sintomas de artrose entre 20 e 59 anos. Estima-se que o excesso de exercícios físicos será a causa de 45% dos casos de artrose no futuro, segundo dados do livro “Osteoartrite – Cenário Atual e Tendências no Brasil”.

Levar uma vida saudável e com atividades físicas é recomendado para uma boa saúde, sempre na medida adequada a seu tipo físico e sem excessos. Treinamentos intensivos em esportes, como futebol, rúgbi e tênis, ou ainda o trabalho de contração física, realizado em academias, podem agravar os sintomas da patologia. As articulações se desgastam com exercícios físicos em excesso, independentemente da idade. É importante lembrar que ações extrapoladas podem fazer mal até mesmo a crianças, que correm um risco maior de sofrerem com artrose futuramente. Já são 163 mil casos de artrose em pessoas de até 19 anos, segundo dados do livro.

Alguns dos principais sintomas da patologia podem ser facilmente percebidos em um rápido exame clínico, como uma articulação com dores, inchada, com falta de firmeza ou rangidos. Dificuldades ou reduções na capacidade de movimento também podem ser indícios da artrose.

Além da questão física, o surgimento da doença pode ser vinculado a outros fatores. A hereditariedade, uma cirurgia (no joelho, por exemplo), alterações hormonais, uma inflamação ou doenças metabólicas, como o diabetes, podem desenvolver a doença. O tabagismo e estar acima do peso também podem agravar sintomas da patologia.

Como tratar a doença

O primeiro ponto importante é procurar ajuda médica, caso haja sintomas. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o tratamento e, caso seja tardio, pode causar danos irreversíveis ao corpo, como a deformação de membros. Apenas 42% dos pacientes que tem a doença estão diagnosticados.

A artrose não tem cura, mas tem métodos conhecidos que aliviam as limitações e dores. Exercícios físicos, de postura, fortalecimento muscular, fisioterapia, analgésicos, anti-inflamatórios e até infiltrações nas articulações podem ser algumas soluções.

Há algumas alternativas gratuitas para o diagnóstico e tratamento, como uma ação da SBED (Sociedade Brasileira de Estudo da Dor), chamada Mexa-se Contra a Artrose. O evento é uma palestra que passa por diversas cidades do país e orienta gratuitamente a população sobre a patologia, seus sintomas e tratamentos. Para mais detalhes sobre o Mexa-se, entre em contato com o SAC da ação, no telefone 0800 727 0527.


Fonte: imirante.com

Terça será dia de Festa no Melhor Idade!!

Para comemorar o dia Internacional do Idoso nada mais justo do que praticar muito exercício e ter uma alimentação saudável. 
Pois é... Na terça-feira vai ter tudo isso!!!
A partir das oito horas das manha todos do Gbmar estão convidados para participar das comemorações. 
Os militares interessados, favor ligar para o Ten Lisboa ou a Ten Chahini. 

GOVERNADORA entrega viaturas em Imperatriz

Ontem (27) ocorreu na cidade de Imperatriz-MA a entrega de duas viaturas: Uma auto escada magirus de ultima geracao e uma ASA ambas com uma infinidade de equipamentos necessarios para as atividades de Salvamento. O evento teve a presenca do Comandante Geral do CBMMA, Cel QOCBM Vanderlei, o Sr. Aluisio Mendes, secretario de segurança e a Sra. Roseana Sarney com sua Comitiva de Secretários, alem de oficiais e pracas das Unidades de Imperatriz,  Balsas e Estreito.

Prorrogado até 3 de outubro recadastramento de servidores ativos da capital

NOTA - RECADASTRAMENTO

 A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) informa que o Recadastramento dos servidores estaduais ativos da capital, que seria encerrado nesta sexta-feira (27), teve o prazo final prorrogado até o dia 3 de outubro.

No dia 4, os equipamentos serão deslocados para atendimento no interior do estado, cujo período de Recadastramento terá início em 7 de outubro.

A Segep chama a atenção, mais uma vez, para o caráter obrigatório do recadastramento e reforça o convite a este grupo de servidores ativos da região metropolitana da capital. Esclarece também que a prorrogação se deve ao fato do acúmulo de atendimento aos servidores acontecer no final do período disponibilizado.

Para sua comodidade está disponível no site www.segep.ma.gov.br o link Viva Recadastramento, por meio do qual o servidor deve preencher e imprimir seu formulário de atualização cadastral e a declaração da chefia imediata para apresentá-los, junto com seus documentos originais (indicados no site), em um dos seis postos de atendimento:

SEFAZ - Secretaria de Estado da Fazenda – Av. Carlos Cunha, s/n – Ed. Luciano Moreira – Calhau;

SSP - Secretaria de Estado da Segurança Pública – Av. dos Franceses, s/n – Vila Palmeira;

SEDUC-RH - Av. Getúlio Vargas, 1958 – Monte Castelo;

CASA DO TRABALHADOR –Av. Jerônimo de Albuquerque, 3.719 – Calhau

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão – Cidade Universitária Paulo VI, s/n – Tirirical.

VIVA CIDADÃO – Unidade Móvel no estacionamento do Centro Administrativo do Estado, Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n – Calhau.

Em caso de dúvidas, além da consulta ao site www.segep.ma.gov.br, o servidor também pode entrar em contato com o setor de Recursos Humanos do seu órgão de origem, que já foi previamente capacitado para prestar esclarecimentos, ou ligar para 3218-84443218-2308 e 3218-2235.

- See more at: http://www.ma.gov.br/index.php/2013/09/prorrogado-ate-3-de-outubro-recadastramento-de-servidores-ativos-da-capital/#sthash.sqGXZxKn.dpuf

Gbmar no lugar mais alto do pódio em Pinheiro

Em comemoração ao Aniversario do Grupamento de Pinheiro (8º GBM) houve no ultimo fim de semana uma travessia de 400 metros em que o GBMar saiu vitorioso nas duas categorias: 1º Ten Chahini e 2º Ten Lisboa chegaram em primeiro lugar nas categorias feminino e masculino, respectivamente. Parabéns a ambos!!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tenentes do GBMar, Ministram instrução ao efetivo do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara ).








O objetivo da instrução foi realizar um treinamento sobre uso do colete Salva- vidas, técnicas de salvatagem em meio líquido e recuperação do afogado.
“ As técnicas demonstradas durante a semana de instruções são muito úteis, já que podem  garantir a preservação de vidas em caso de acidentes na travessia diária pela Baía de São Marcos” Afirma o Tenente Lisboa.

 As instruções foram ministradas pelos Tenentes Thiago, Renier, Lisboa e Jefferson, que durante a semana de 16 à 19 de setembro realizaram aulas teóricas e práticas ao efetivo do CLA

sábado, 21 de setembro de 2013

Fim de Semana de Maré Alta em São Luís




Evento que ocorre nos meses de Março e Setembro, proporcionando um show de grandes ondas 
Veja a reportagem no link abaixo:


FONTE: Portal G1

CBMMA forma turma de brigadistas no centro administrativo do estado

Dezessete servidores do Centro Administrativo do Estado CAE receberam certificados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão CBMMA, durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Brigada de Incêndio do CAE, realizada no auditório do Palácio Henrique de La Roque, na tarde de sextafeira 23. Antes da solenidade, os novos brigadistas de incêndio participaram de uma simulação de Plano de Evacuação, comandada pelo Corpo de Bombeiros.

Integraram a mesa da cerimônia: o subsecretário da Segep, Marcos Fernando Jac; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderlei Costa Pereira; o comandante do 1º Grupamento de Bombeiro Militar do Parque do Bom Menino, tenente coronel Marcelo José Ferreira Costa; o subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiro Militar do Parque do Bom Menino, major Jhonwilson Nascimento Rodrigues; o coordenador do Curso de Formação de Brigada de Incêndio, capitão Hildo Costa da Rocha; e o gestor da Prefeitura do CAE, Carlos Magno Oliveira Martins Ferreira.

O Curso de Formação de Brigada de Incêndio do Centro Administrativo do Estado foi promovido pela Segep, através da prefeitura do CAE e em parceria com o Corpo de Bombeiros. O objetivo do curso era orientar acerca dos procedimentos que devem ser seguidos pelos servidores e visitantes dos prédios e áreas do CAE, quando da ocorrência de um eventual princípio de incêndio, sinistro ou ameaça externa. A formação de uma brigada de incêndio no Centro Administrativo foi sugerida em dezembro de 2012, durante o workshop de encerramento de exercício da Segep, onde são apresentados os resultados e os projetos prioritários do órgão.

Para a servidora e coordenadora da 1ª brigada de incêndio do CAE, Edilene de Almeida Campos, “o projeto da Segep vai nos motivar a ajudar o mínimo possível, a realizar os procedimentos básicos de um socorro, em um princípio de incêndio, até a chamada do corpo de bombeiros. Estamos aptos a partir de agora, mas vamos fazer outros treinamentos. Além dessa turma, pretendemos iniciar outra em breve, com mais voluntários. Vamos convidar todas as secretarias do Centro Administrativo, para que abracem também esse projeto”.

Já o gestor da prefeitura do CAE, Carlos Magno Ferreira comentou: “Além de ser a primeira turma de brigadistas do Governo do Estado do MA, vale ressaltar a importância de se ter, hoje, uma brigada de incêndio no CAE, que tem atualmente 4 mil servidores e uma visita diária de aproximadamente 2.500 mil pessoas. Um grande complexo que precisa ter um combate contra incêndio mais eficaz, além de todo o sistema de hidrante e extres existente”.

Carlos Magno diz que, segundo o Corpo de Bombeiros, o Centro Administrativo precisa de 60 brigadistas de incêndio, no total. “Por isso teremos a formação de

mais duas turmas, ainda para este ano. Vai depender da disponibilidade de tempo dos técnicos do Corpo de Bombeiros”, informou o gestor.

Sobre o curso de formação, que durou cinco dias, com aulas pela manhã e tarde, o tenente coronel Marcelo Ferreira Costa, disse se tratar de uma ação muito importante e pioneira da Segep. “Nossa intenção é propalar essa formação de brigadas em hospitais, escolas e repartições públicas, para dar um primeiro suporte antes dos bombeiros chegarem ao local”, complementou o oficial. O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderlei Costa Pereira, reitera as colocações do tenente Marcelo, e complementa: “Vamos fazer o acompanhamento, a orientação, a curto e médio prazo, desses brigadistas. Pretendemos percorrer o máximo possível de instituições, sejam elas públicas ou privadas, justamente para otimizar essas atividades na área de prevenção e, junto com a comunidade, trabalhar cada vez mais para prevenir algum tipo de sinistro”.

Na saudação aos novos brigadistas do CAE, o subsecretário da Segep, Marcos Fernando Jac declarou: “Essa iniciativa começou a partir desse workshop. Nós partimos então para o desenvolvimento dessa brigada de incêndio e, nesse processo, tivemos todo o apoio do Corpo de Bombeiros, o qual agradecemos. Destacamos como fundamental a participação dos brigadistas, que são as pessoaschave desse processo. Sem eles, não teríamos a brigada, por isso agradecemos a todos. Às vezes, infelizmente, a prevenção só é pensada depois de um acidente. Não foi o nosso caso. Estamos fazendo a prevenção antes de ocorrer algum acidente. Também, por medidas preventivas, a prefeitura do Centro Administrativo revisou todo o sistema de combate a incêndio, trocou mangueiras, testou e recarregou os extres. Mas, felizmente, nunca tivemos nenhum acidente grave nas nossas dependências. Mesmo assim, nós colocamos, investimos e partimos atrás dessa importante ação, que é a instauração da nossa brigada de incêndio”.


FONTE: portal do servidor

GBMar encerra festividades com Partida de Futebol

na última sexta (20), ocorreu o último dos eventos comemorativos do Aniversário de 21 anos do GBMar. logo pela manhã houve uma partida de futebol entre Oficiais e praças da Unidade em uma casa de eventos no Aracagy com o resultado de 8 a 3 para as praças. Após a partida, todos aproveitaram a feijoada e cantaram os parabéns.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Gbmar comemora 21 anos com Biatlhon

Como parte das comemorações do Aniversario do Gbmar (08/09), ocorreu na manha de hoje o I Biatlhon Guardiões do Mar no qual houve participação de militares do Sgibs, ABM Josué Montello e Gbmar com um total de 40 competidores que fizeram o percurso de 500m de natação e 1.500m de corrida com o seguinte resultado:

1º Cad BM Eduardo
2º  Asp BM Veiga
3º Cad BM Bricio
4º Sgt BM Francis
5º Cad BM Maia

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Oficiais do GBMAR participam de Palestras do TRE e sobre SCI

no último dia do I Encontro de Comandantes do CBMMA, os oficiais do GBMar participaram de uma palestra cujo tema foi "o sistema biométrico eleitoral" com o intuito de familiriarizar os militares que fazem parte do processo de construção das eleições com o novo sistema de cadastramento eleitoral.
O Desembargador José Bernardo e sua equipe discorreram a respeito de todas as ações realizadas e metas que ainda serao cumpridas para que todo esse processo de modernização seja concluído.
A segunda palestra foi sobre Sistemas de Comando de incidentes ministrada pelo Coronel Morais, Sub Comandante do CBMPA alem de apresentar a realidade das Atividades Bombeiro Militar de seu Estado. 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vem competição por ai!!!

Na próxima sexta (13), acontecerá o 1º biathlon Guardiões do Mar na praia de Sao Marcos. Nesta edição somente bombeiros poderão participar como uma forma de Seleção para o sulamericano de salvamento aquático que ocorrera na cidade de Belém - PA no mes de novembro. Os interessados liguem para 3212-1532

GBMAR participa de Procissão em Guimarães. - MA

no último domingo (09),  ocorreram os festejos de São José na cidade de Guimarães que contou com a presença de uma guarnição do GBMar composta por quatro militares e o barco Serra Grande para atuar na procissão marítima alusiva às Festividades. 
Após o evento marítimo, os devotos caminharam por toda a cidade carregando a imagem do Santo Padroeiro.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Serra grande chega na cidade de Guimarães - MA

Nesta sexta (06), uma guarnição composta de quatro militares e três tripulantes civis embarcaram no Barco Serra Grande rumo à cidade de Guimarães para participação na Procissão Marítima referente ao Festejo de Sao José que ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de setembro. Tal evento terá a presença do Cel QOCBM Vanderlei e o Cel QOCBM Pessoa