Feed RSS

domingo, 27 de janeiro de 2013

Tartatura foi encontrada morta na praia do Meio em São José de Ribamar

Na tarde deste domingo (27/01) uma tartaruga marinha foi encontrada morta por banhistas na praia do Meio. O animal foi recolhido pelos militares de serviço no PGV Araçagy e levado ao PGV. 
A tartaruga tinha aproximadamente 40 cm.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Nota de Pesar. Falecimento de integrante do Programa Melhor Idade

O Grupamento de Bombeiros Marítimo manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores da Dona Maria de Lourdes Coelho, que faleceu nesta sexta feira dia 25/01/2013. 
Dona Coelho completou em novembro do ano passado 81 anos, era uma das participantes mais Idosas do Programa Melhor Idade e muito querida pelas colegas assim como pelos instrutores. 
O sepultamento será amanhã (sábado) a partir das 8 horas no cemitério do Tibiri.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Formatura com os Operadores de Embarcação do GBMar

Foi realizada nesta sexta-feira (18/01) uma reunião do Gestor de Embarcações e Motores do GBMar (Ten Renier) com os Operadores de Embarcações: Sgt Edílson, Sgt Murilo, Sgt Luís Sérgio, Sgt Eduardo, Cb A. Santos, Cb Cutrim, Cb Fernando, Cb Máximo e Cb Ruany.

A formatura teve como objetivo realizar manutenções nos equipamentos, trocar conhecimentos e atualizar informações atinentes ao serviço. Essa prática constante é muito importante para a rotina de trabalho em equipe. Com isso nossos militares mantêm a qualidade do serviço prestado a sociedade e trabalham sobre uma perspectiva de padrão único.



domingo, 13 de janeiro de 2013

Ambulatório do Hospital do Servidor (HSLZ) mudará de endereço

O Hospital do Servidor (HSLZ) informa a todos os servidores e seus dependentes que o Ambulatório do HSLZ, terá o seu novo endereço no Centro Ambulatorial do Servidor Estadual (CADH), na Avenida dos Holandeses, lotes 23 e 24 nº 23 Calhau, ao lado do Buffet Infantil Alegria e próximo a Churrascaria Pavan.
- Os atendimentos no novo endereço terão início no dia 21 de janeiro de 2013;
- No novo modelo de atendimento, as especialidades que não necessitam de agendamento são: Clínica Médica, Ginecologia e Ortopedia;
- O paciente deverá se dirigir a recepção nos dias úteis (das 08 h às 17 h), e será atendido conforme sua ordem de chegada;
- As demais consultas serão agendadas como já é de rotina: presencialmente no Ambulatório do Hospital do Servidor, pelo telefone 3311-4700 ou pela central 0800 098 1666 (Apenas de telefones fixos);
- Os exames serão agendados presencialmente.

Será realizado o atendimento ao Servidor Público Estadual que for Contribuinte do FUNBEN ou Assistência à Saúde.

Para melhor agilizar o seu atendimento, é necessário que o servidor apresente a sua documentação atualizada (conforme indicado abaixo), necessária para o atendimento no HSLZ e nas Clínicas externas.

1. TITULAR:
- Contra-cheque atualizado (considerar os últimos dois meses);
- RG ou qualquer documentação com foto.

2. DEPENDENTES FILHOS MENORES DE 21 ANOS:
- Contra-cheque do Titular (considerar os últimos dois meses);
- RG do Dependente ou certidão de nascimento.

3. DEPENDENTE CÔNJUGE:
- Contra-cheque do Titular (considerar os últimos dois meses);
- RG do Dependente;
- Certidão de casamento ou carteira de dependente - SEPLAN.

4. APOSENTADO / REFORMADO / PENSIONISTA:
- Contra-cheque atualizado (considerar os últimos dois meses);
- Documento com foto.

ATENDIMENTO AO SERVIDOR PÚBLICO
Hospital do Servidor Estadual

Marcar consulta pelo telefone 0800 098 1666 das 7 às 13 h, diretamente no 
Hospital do Servidor ou ainda pelo telefone 3311-4700

Centro Ambulatorial do Servidor Estadual (CADH) – Fone: 3311-4700
Endereço a partir do dia 21/01/13: Avenida dos Holandeses, lotes 23 e 24 nº 23 Calhau, ao lado do Buffet Infantil Alegria e próximo a Churrascaria Pavan.
O Centro contará com dois consultórios de triagem de enfermagem para aferição da pressão arterial, temperatura e pesagem; 14 consultórios médicos, com sala de espera para 150 lugares; sala de coleta de exames laboratoriais; sala de imobilização ortopédica (sala de gesso); sala de curativos e pequenos procedimentos cirúrgicos; setor de informações; marcação de consultas e exames com sala de espera para 152 lugares, com 5 guichês de marcação, além do serviço de marcação de consulta e exames via telefone (3311-4700), com cinco guichês de atendimento.

Hospital São Luís (HSLZ) - Urgência e Emergência – Fone: 3225-8113
Localizado na Estrada da Mata – Lote 7.916, Unidade 001, Quadra H, Setor 9, Jardim Lisboa - Cidade Operária (próximo ao Socorrão II).
Com a saída do ambulatório da sede do HSLZ, haverá uma complementação na grade de atendimento do hospital, aumento do número de leitos, serviços de unidade semi-intensiva e programas de prevenção.

Ambulatório UCG - Centro de Especialidades de Angiologia – Fone: 3235-7382
Endereço: Rua do Acapu, Quadra B, Casa Nº 17, no São Francisco. (Próximo ao Bom Preço, Perto da Lavanderia Lavamatic)
- Angiologia;
- Cirurgia Geral;
- Cirurgia Pediátrica;
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
- Dermatologia;
- Endocrinologia;
- Neurologia;
- Neurologia Pediátrica;
- Neurocirurgia;
- Otorrinolaringologia;
- Proctologia;
- Pneumologia;
- Reumatologia;
- Urologia.

Ambulatório Cardiovida - Serviço de Cardiologia – Fone: 3221-2362
Endereço: Rua Frei Querubim, 75, Bairro Apicum - Centro. (Em frente ao Parque Bom Menino)
- Cardiologia;
- Exames como Eletrocardiograma, Teste Ergométrico, Ecocardiograma, MAPA e HOLTER.

Ambulatório Oftalmoclínica - Centro de Oftalmologia – Fone: 3268-2366
Endereço: Avenida Jerônimo de Albuquerque, 56 Bairro Cohab 2º andar (Em frente ao Terminal da Integração da Cohab, em cima da Ótica Diniz).
- Consultas, exames e procedimentos cirúrgicos em oftalmologia.

Centro de Fisioterapia
Endereço: Centro Social e Recreativo do Servidor Público Estadual, na Avenida Sambaquis, s/n, Calhau.
- Atendimento na área de fisioterapia para os servidores e seus dependentes.


sábado, 12 de janeiro de 2013

Tartatura foi encontrada morta na praia de São Marcos

Na manhã desta sexta-feira (11/01) uma tartaruga foi encontrada morta por banhistas na praia de São Marcos.

O animal tinha aproximadamente 1,5 metros e com a ajuda de uma pá carregadeira foi removida da areia e colocada na carroceria de um veículo.

A tartaruga deverá ser usada para pesquisa do Projeto Queamar (Quelônios Aquáticos do Maranhão).

Em caso de encalhe vivo ou morto de tartarugas marinhas, informe ao Projeto Queamar.

Contatos:
- Cleber Oliveira: (98) 8158-8636 / 8800-2379
- Larissa Barreto: (98) 8119-9771
- Margareth Calvet: (98) 8873-294
- Layane Lopes: (98) 3238-1242 / 8115-00700
- Fernanda Freire: (98) 8123-4677
- Luís Eduardo: (98) 8194-4496

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Servidores já podem escolher instituições financeiras para consignado

Servidores públicos civis, militares, aposentados e pensionistas do Poder Executivo do Estado do Maranhão e empregados das empresas públicas e de sociedade de economia mista do Sistema de Gestão da Folha de Pagamento do Estado já podem contratar empréstimos consignados na instituição financeira que desejar.
A quebra da exclusividade do Banco do Brasil na contratação de empréstimos consignados é respaldada pelo Decreto n° 28.798 do Governo do Estado e na Instrução Normativa n° 001, assinada pelo secretário de Estado da Gestão e Previdência, Fábio Gondim, que estabelece normas operacionais sobre as consignações em folha de pagamento.
“Essa medida beneficia diretamente quase 100 mil servidores no Estado do Maranhão que, a partir de agora, podem selecionar a instituição financeira que quiser para contrair empréstimos ou financiamentos, renegociar ou reescalonar dívidas em até 96 meses e taxas de juros de, no máximo, 1,6% ao mês”, enfatizou o secretário.
Gondim disse ainda que a Segep vai disponibilizar no Sistema Informatizado de Consignações Facultativas a margem consignável de cada um dos servidores para que ele saiba o valor da transação que pode contratar nos empréstimos consignados. “Dessa forma, o servidor terá um acompanhamento maior sobre o volume de dinheiro que pode contratar ou financiar, controlar melhor o seu orçamento e planejar suas receitas e despesas”, afirmou.
Ele destacou ainda que as instituições financeiras credenciadas, de acordo com Instrução Normativa, têm que orientar, prestar consultoria, prevenir e solucionar possíveis fraudes, além de administrar e buscar soluções em processos administrativos ou judiciais que tenham sua origem nos descontos facultativos do servidor. “Todas as medidas cabíveis foram adotadas para assegurar ao servidor segurança e confiabilidade ao contrair o empréstimo consignado em folha”, assegurou Gondim.
A Instrução Normativa estabelece “a suspensão imediata da consignação na qual seja constatado o seu processamento em desacordo com a legislação vigente e que caracterize a utilização ilegal da folha de pagamento”. Nesse caso, Gondim relatou que a instituição financeira deverá informar à Segep acerca do ocorrido em um prazo máximo de uma hora após a constatação para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
O secretário informou também que a Instrução Normativa estabelece o prazo máximo de dois dias úteis para o fornecimento de informações, como o valor da quitação antecipada do contrato, valor total antecipado, valor do desconto, número de parcelas pendentes, bem como planilha demonstrativa do cálculo do saldo devedor, dados bancários para liquidação da dívida quando solicitadas por meio de requerimento da instituição financeira autorizada pelo servidor para a compra de débitos.
“A instituição financeira que comprar débito de algum servidor terá que efetuar o pagamento do saldo devedor informado no sistema, no prazo máximo de dois dias úteis e instituição financeira vendedora deve proceder ao encerramento do desconto, no prazo máximo de um dia útil”, enfatizou Gondim.
A medida garante ainda ao servidor a liberação do empréstimo contratado em no máximo 48 horas. Os limites estabelecidos como margem para as consignações facultativas são de 40% para empréstimos, sendo reservado 10% para cartão de crédito, com juros limitados em até 4% ao mês. Caso o servidor não faça opção pelo cartão, essa reserva de 10% pode ser utilizada em outro desconto facultativo.
Em caso de cartão de crédito, a instituição financeira não pode cobrar ao servidor taxa de manutenção ou anuidade, taxa de abertura de crédito e quaisquer outras taxas administrativas, aplicar juros sobre o valor das compras pagas com cartão de crédito quando o servidor efetuar o pagamento no valor total da fatura, em uma única parcela na data de vencimento.
“Esse é mais um benefício para o servidor. Todas as medidas foram adotadas com total garantia e de forma que cada um possa fazer a sua opção e ter uma vida com uma saúde financeira muito melhor”, finalizou Fábio Gondim.

Fonte: Secom/MA

Sinfra deve iniciar obra de urbanização da área do Espigão Costeiro

O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, obra de engenharia executada pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) com a função específica de conter a erosão e desassorear o canal existente na área, tornou-se um ponto turístico em São Luís, atraindo dezenas de pessoas todos os dias. Para garantir mais beleza e conforto ao visitante, o Governo do Estado decidiu incluir no projeto inicial, uma segunda etapa contemplando a urbanização da área.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, a licitação para a obra já foi concluída, a empresa vencedora está contratada e a Sinfra já possui o licenciamento ambiental, bem como a liberação da Marinha para o início dos serviços. “Já temos o documento. A expectativa é que em um mês a ordem de serviço para o início das obras seja assinada e em um ano a urbanização, não só do Espigão, mas de toda a orla da Ponta d’Areia, esteja totalmente concluída”, enfatizou.
A primeira etapa da obra, que inclui a complementação de pedra do Espigão e vai tornar a chegada das embarcações no local mais segura, deverá ser concluída em seis meses. Já a fase da urbanização total deve durar um ano.
O projeto inclui a construção de um deck de madeira, que utilizará madeira reaproveitada e palmeiras imperiais como item de ornamentação, proteção das laterais, bancos ao longo do Espigão, quiosques paravenda de artesanato maranhense, lanchonetes, locais para coleta de lixo, pontos de observação, além de calçadão e ciclovia, entre outros espaços paisagísticos.
“O Espigão vai se tornar uma área de passeio público, um espaço de contemplação tanto para os moradores de São Luís, quanto para os turistas, com quiosques de conveniência e bancos. A orla vai ter um grande calçadão que pode ser utilizado para práticas esportivas como ciclismo, corrida e caminhada”, destacou Max Barros.

O Espigão
A estrutura do Espigão tem 572 metros de extensão e mais 128 metros perpendicular à área onde hoje é o Espigão, formando um ângulo de 90º, é nesse encontro que será construída a Marina da Ponta d’Areia. A obra tem largura variável, indo de 7 m, no ponto mais próximo da terra, até 13 m, no ponto mais profundo da orla. Já a altura, varia de quatro a 14 m.

QUADRO

Dados do Espigão
- Comprimento: 560m
- Largura (início): 7m de crista
- Largura (intermediária): 9,94m
- Largura (final): 13,36m
- Altura: 8m
- Altura acima da preamar máxima: 1,4m

Benefícios do Espigão Costeiro ou quebra-mar
- Promover o fim da erosão na área da Ponta d’Areia;
- Recompor a faixa de praia do local;
- Desassorear o canal de navegação;
- Ajudar no processo de renovação da água da Lagoa da Jansen, pois no local era necessária a dragagem de forma mais eficiente.

Fonte: Secom/MA

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A areia da praia do Calhau está invadindo o posto do Corpo de Bombeiros localizado na Avenida Litorânea. A ação do vento formou várias dunas, cobrindo parcialmente as paredes laterais e frontais do posto. As dunas dificultam os trabalhos dos bombeiros e impedem a visão de banhistas. Por causa da situação, será construído um novo posto no prolongamento da Avenida Litorânea. 
De acordo com o cabo Ruany Marcos, a areia atrapalha os trabalhos do Corpo de Bombeiros. "Quando a areia não está molhada, não conseguimos nem ficar do lado de fora do posto. Temos de nos deslocar para outros dois pontos próximos à praia, para podermos visualizar os banhistas com segurança. Antes conseguíamos fazer esse trabalho dentro do posto, pois a visão era completa", afirmou.
Segundo a tenente do GBMar (Grupamentos de Bombeiros Marítimo) Jhessyka Lôbo, o Corpo de Bombeiros do Maranhão já solicitou várias vezes aos órgãos públicos a retirada da areia da frente do posto. "Quando o posto foi construído, não havia dunas e nem indícios do problema. Já fizemos tudo que poderia ser feito, todas as solicitações possíveis, mas nada foi resolvido", disse Jhessyka Lôbo.
A tenente afirmou que estão sendo discutidas medidas para a construção de outro posto em um local propício. "Acredito que vamos mudar para a área do prolongamento da Avenida Litorânea o mais rápido possível. Do jeito que está a situação, não podemos permanecer por muito tempo mais", informou a tenente Lôbo.
O Estado entrou em contato com o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Luís Fernando Barreto Júnior, para explicar o motivo das dunas não serem retiradas do local e saber quais seriam as providências necessárias para solucionar o problema. Para o promotor, o posto está construído em um corredor de dunas e a remoção delas seria ineficaz, pois sempre voltariam a se formar no local. Segundo ele, as dunas fazem parte de uma vegetação permanente e a solução correta e segura seria a mudança do posto para outro local da praia. Dessa forma, os transtornos cessariam e o meio ambiente não seria agredido. "O Corpo de Bombeiros tem de escolher juntamente com a Promotoria do Meio Ambiente um local mais adequado para a localização do posto. Essa é a solução mais eficaz", disse.

Inscrições para as pousadas do Centro Social do Servidor será pela internet

A partir deste mês de janeiro, tanto as inscrições quanto o sorteio das 27 chalés da pousada do Centro Social do Servidor Público Estadual serão realizados por meio do Sistema de Sorteio de Pousadas da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência, o SisPousadas.
Para garantir vaga nas pousadas na temporada de 7 a 12 de fevereiro, basta que o servidor acesse o site www.pousadas.segep.ma.gov.br, no período de 14 a 18 de janeiro, até às 18h, e se inscreva para o sorteio, informando o órgão em que trabalha, o número de sua matrícula, CPF e data de nascimento.
Segundo a Segep, o sorteio das pousadas acontecerá dia 18 deste mês, após as 18h. O resultado final poderá ser conferido pelo servidor a partir das 19h no site www.pousadas.segep.ma.gov.br.
O servidor sorteado deverá imprimir o boleto eletrônico, disponível no próprio site do SisPousadas, e pagá-lo até o dia do vencimento para garantir sua estadia no período solicitado.
Também serão sorteados 5 (cinco) suplentes, para os casos de desistência ou não pagamento do boleto até o vencimento. Os suplentes deverão entrar em contato nos dias 28 e 29 deste mês, para saber se houve desistência, pelos telefones 3218-8775, 3218-2223 ou 3218-2394.

Período de estadia nas pousadas: 7 a 12 de fevereiro

Período de Inscrições: 14 a 18 de janeiro, até às 18h

Site para inscrições: www.pousadas.segep.ma.gov.br

Data do Sorteio: 18 de janeiro, após as 18h

Divulgação do Resultado: 18 de janeiro, a partir das 19h

Data limite para pagamento do boleto: 21 a 25 de janeiro

Período de consulta de suplentes: 28 e 29 de janeiro

Telefones para consulta de suplentes: 3218-8775, 3218-2223 ou 3218-2394

Fonte: Secom/MA

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Na formatura de sexta-feira foi realizado um treinamento com os quadriciclos

Durante a formatura do GBMar na última sexta-feira (04/01) o Tenente Viana, juntamente com o Sgt Castelo Branco e o Cabo M. Cardoso repassaram aos militares do GBMar a forma correta de utilização dos quadriciclos, além de orientações referentes ao funcionamento dos mesmos: troca de marcha, ré, freio de mão, sirenes, faróis, buzina, freio, limpeza e etc.
Este treinamento era necessário para que os guarda-vidas pudessem conduzir os quadriciclos com segurança e perícia durante o patrulhamento das praias já que os mesmos estão sendo empregados durante o serviço nos Postos de Guarda-Vidas.

 
 
 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Muito movimento nas praias no primeiro dia de 2013


O Primeiro dia de 2013 foi de praias lotadas. Queimaduras provocadas por caravelas era a principal preocupação. Assista à reportagem da TV Mirante.

Quem for atingido por água viva ou caravelas na praia deve procurar atendimento especializado junto aos bombeiros ou em postos de saúde. Tentar tirar a água viva com refrigerantes e outra bebidas pode piorar os ferimentos.

Se não for possível se deslocar até um posto para atendimento, em caso de queimadura biológica por água-viva ou caravela deve-se:
- Remover tentáculos usando luvas ou pinça;
- Não tocar com a mão desprotegida;
- Aplicar compressas de água do mar;
- Não esfregar a região do ferimento;
- Aplicar compressas de vinagre, pois desativa o veneno;
- Não lavar com água doce;
- Não aplicar qualquer outra substância sobre o local e se dirigir com urgência ao posto de saúde caso tenha reações alérgicas ou sentir-se mal;
- As dores provenientes das queimaduras duram em média de 30 a 40 min.


Fonte: TV Mirante / GBMar

GBMar é acionado para ocorrência de afogamento em Itapecuru

O corpo de Bombeiros Militares do Maranhão esteve em Itapecuru Mirim para resgatar o corpo de um jovem vítima de afogamento no último Domingo (30).

No final da manhã da última segunda-feira (31) os Bombeiros militares do Maranhão foram acionados para resgatar o corpo do jovem Felipe Santos Vieira de apenas 15 anos vítima de afogamento no rio Itapecuru, um dia antes. Segundo informações, o adolescente tomava banho acompanhado de amigos quando mergulhou e não foi mais visto pelos colegas. Estes tentaram encontrá-lo, mas não tiveram êxito. Correram para avisar os familiares da vítima e logo solicitaram a presença dos bombeiros.

No momento do acidente chovia forte. Felipe era estudante da escola Newton Neves e morador da rua Benedito Buzar, bairro Aviação. Seu corpo foi encontrado por volta das 17h de Segunda.o comando da operação foi delegado ao Sargento França, acompanhado do também sargento Eduardo, cabos Jadiel e Carlos Silva.