Feed RSS

segunda-feira, 26 de março de 2012

Nota de Falecimento (Cb BM Evangelista)

Aos militares e amigos que quiserem prestar suas condolências aos familiares do Cb BM Evangelista (Mergulhador), que faleceu nesta madrugada, seu corpo está sendo velado na sua residência, localizada na Estrada da Vitória, nº 48 - Vila Lobão (Ponto de Referência: Atrás da Rodoviária, próximo ao ferro velho).
Após o velório o corpo será levado à Itapecuru por volta das 16:00 h de hoje, onde será enterrado.
Haverá um ônibus para transportar as pessoas que quiserem acompanhar o enterro do militar saindo hoje às 16h e outro amanhã às 07:00h da residência do militar (endereço citado acima).

Foto da 1ª Turma de Mergulhadores do CBMMA

sexta-feira, 23 de março de 2012

Caminhada saudável da melhor idade

Uma manhã bonita para movimentar o grupo da melhor idade mais animado de São Luís. 
O tempo amanheceu bom na cidade e logo cedo os participantes já estavam prontos para iniciarem as suas atividades corporais.
Hoje, o Asp Of BM Lisboa e o Cb BM Leônidas acompanharam os idosos em uma sessão de alongamentos e uma agradável caminhada pela Lagoa da Jansen.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Nota de Falecimento (Cb BM Robert)

Aos militares que quiserem prestar suas condolências aos familiares do Cb BM Robert que faleceu na madrugada de hoje dia 22/03 (quinta-feira). Seu corpo está sendo velado no Jardim da Paz- Anil, próximo ao Colégio Educator.

quarta-feira, 21 de março de 2012

CCJ da Assembleia rejeita proposta de anistia aos BMs e PMs grevistas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa rejeitou, ontem, projeto de lei do deputado Neto Evangelista (PSDB) que concedia anistia aos policiais e bombeiros militares que participaram do movimento grevista no ano passado. A justificativa da CCJ foi a de que cabe apenas à governadora dispor sobre a situação de servidores públicos, seja qual for o caso.
A greve dos policiais e bombeiros militares ocorreu em outubro do ano passado. Os grevistas chegaram a acampar por uma semana no pátio da Assembleia Legislativa e só saíram de lá com um acordo estabelecido com o Governo do Estado. Desde então, deputados oposicionistas - muitos dos quais apoiaram o movimento grevista - vêm tentando garantir a anistia aos PMs.
Em seu parecer, o relator Carlos Alberto Milhomem (PSD) argumentou exatamente a falta de legitimidade do Legislativo para tratar do assunto. "A Constituição Estadual, em petição da Constituição Federal, determina que compete privativamente ao governador do Estado dispor sobre servidores públicos estaduais, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferência de militares para a inatividade",
declarou Milhomem.
Participaram da reunião o presidente da CCJ, Manoel Ribeiro (PTB), e os deputados Carlos Alberto Milhomem (PSD), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Carlinhos Florêncio (PHS), Eduardo Braide (PMN) e a deputada Gardênia Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB). Evangelista deve recorrer ao plenário contra a decisão da CCJ.
Além do projeto de anistia apresentado à Assembleia, uma outra proposta, de autoria do então deputado federal Weverton Rocha (PDT), foi apresentada à Câmara Federal. Mas a greve dos PMs da Bahia, que repercutiu negativamente para os policiais em âmbito federal, acabou por arrefecer os ânimos dos parlamentares federais a votar a anistia.
São passíveis de punição por ter entrado em greve - o que é vetado pelas regras militares - todos os policiais que participaram do movimento. As punições vão de descontos nos salários até prisão e expulsão dos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

domingo, 18 de março de 2012

Ten Renier visita Guarnição de Barreirinhas para vistoriar as embarcações


O 2° Ten Renier esteve na cidade de Barreirinhas com o objetivo de participar das atividades da 5ª Guarnição de Guarda-Vidas. 
Na viagem foram verificadas as embarcações, motores e possíveis problemas a serem solucionados.  Após fazer relatório das atividades, foi verificada a autonomia e a iniciativa com que os problemas são resolvidos. Mesmo com dificuldades, normais de cada gestão, os problemas estão sendo contornados com os bons serviços prestados pela guarnição.
A visita foi muito produtiva tendo em vista a troca de conhecimentos entre oficiais e praças que naquela cidade desenvolvem um notável trabalho.
Cabe aqui ressaltar o excelente trabalho do SGT BM GILVAN que conseguiu encontrar no meio do rio Preguiças o celular da guarnição que caiu em missão, sendo que o mesmo tinha caído três dias atrás. As técnicas de varreduras executadas por nossos mergulhadores comprovam-se eficazes, tendo em vista o tamanho do celular. Além disso, a inciativa dos militares faz com que as missões sejam executadas com sucesso.
Na oportunidade o Tem BM Renier mergulhou para verificar as condições das embarcações e constatou que a conservação é satisfatória, pois não há ação de salitre e a manutenção está em dia.

5ª Guarnição de GV em Barreirinhas implanta Projeto Bombeiro Mirim


A 5ª Guarnição de Guarda Vidas do GBMar na cidade de Barreirinhas já iniciou as atividades do Projeto Bombeiro Mirim. 
O objetivo é repassar conhecimentos básicos das atividades dos Bombeiros, sempre auxiliado com as atividades físicas e conhecimentos de cidadania, éticos e cívicos. Este projeto está sendo alavancado com o apoio da prefeitura de Barreirinhas e muitos outros parceiros. 
A cada dia entram novos bombeiros mirins. Para a 5ª Guarnição é um orgulho passar seus conhecimentos para estas crianças, pois a cada nova instrução dedicam-se ainda mais ao projeto. 
Todas as atividades são realizadas com o apoio dos pais, sendo que reuniões são realizadas rotineiramente e todos participam das decisões.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Militares do GBMar participaram de um TAF após a formatura de hoje


Hoje pela manhã, militares do Grupamento de Bombeiros Marítimo participaram de um teste de resistência aeróbica de 2400 m. A prova foi realizada logo após a formatura semanal no PGV São Marcos e faz parte das atividades programadas pela seção de capacitação técnico operacional durante todo o ano.

“O objetivo do teste é medir periodicamente o nível de condicionamento físico dos nossos guarda- vidas, além de estimular a melhoria da saúde através das práticas de atividades aeróbicas”. Diz a Tenente Chahini, Chefe da Seção de capacitação técnico operacional do GBMar.

Destaque para:
1º Lugar: Cb Cutrim
2º Lugar: Sgt Giovanes
3º Lugar: Sgt Luís Sérgio


quinta-feira, 8 de março de 2012

Escola de Governo do Maranhão abre vagas em cursos para servidores

A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) deu início à divulgação dos cursos de aperfeiçoamento e de informática destinados aos Servidores Públicos do Estado. Este ano, os cursos serão realizados no mês de março com a oferta de 180 vagas.
A programação faz parte do programa de Qualificação do Servidor Público, uma ferramenta importante oferecida pelo Governo do Estado para a valorização profissional do Servidor, e que foi elaborado a partir das demandas institucionais identificadas através do mapeamento de expectativas de capacitação dos órgãos.
Este ano, o servidor poderá optar por cursos como Atendimento de Qualidade ao Cidadão, Redação Oficial, Comunicação e Oratória, Gestão de Políticas Públicas e Informática Básica. Dessa forma, a EGMA concretiza o compromisso firmado para o exercício de 2012: continuar traçando estratégias para assegurar a cultura de aprendizagem como política de educação continuada no serviço público.
Para participar basta apenas se inscrever no curso afim. As inscrições devem ser feitas na sede da EGMA, até 48 horas antes do início de cada curso. A Escola de Governo funciona na Avenida Marechal Castelo Branco, 848, Bairro São Francisco.  Para informações e esclarecimentos sobre datas, procedimentos para inscrição e conteúdo dos cursos e oficinas, contatar a equipe da EGMA pelos telefones: 3218 6308/ 6306 ou 6304.

Fonte: Secom/MA

8 de março - Dia Internacional da Mulher - Parabéns!


segunda-feira, 5 de março de 2012

Catador de papel é morto a tiros e jogado no Rio Anil

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 02, boiando nas águas do rio Anil. O homem foi identificado como Israel de Jesus Ribeiro Saraiva, de 43 anos.
Israel era catador de papel e residia no bairro do Jaracaty. De acordo com informações da polícia, ele foi morto a tiros e depois jogado no rio. O corpo foi encontrado na manhã desta sexta-feira, quando populares avistaram o cadáver boiando próximo a ponte Bandeira Tribuzzi.
Ainda de acordo com a polícia, Israel teria vendido uma casa para um sujeito identificado como "Cupim" por R$ 1.800 e teria saído de casa para cobrar R$ 200 que estavam faltando e não voltou mais. Israel e "Cupim" já teriam brigado diversas vezes por causa dessa dívida.
A polícia vai investigar o caso.

Mulher morre afogada na Praia do Olho D´Água

Uma mulher identicada por Maria do Socorro Verde, de 38 anos, morreu afogada na tarde deste domingo (4), na Praia do Olho D´Água. A informação foi passada por Valmir Barros, (Inspetor dos Salva-Vidas da Guarda Municipal). O corpo dela já foi encontrado e levado para o Instituto Médico Legal (IML).
A vítima estava em companhia de a adolescente Vitória Alice Cruz Pires, de 12 anos, que também se afogou, mas foi salva.
Fonte: Imirante.com

sexta-feira, 2 de março de 2012

Secretário discute melhorias com a Comissão Paritária dos militares

O secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, se reuniu nesta quarta-feira (29), com a Comissão Permanente Paritária, que, a partir de agora, representa a categoria dos policiais militares e bombeiros. Participaram o secretário adjunto de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; e do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; e o assessor especial, delegado Daniel Brandão.
Na reunião, foram tratadas questões como a formulação do novo Código de Ética dos Militares e a criação de Projeto de Lei que efetiva a compra das folgas dos militares. Segundo Mendes, esses encontros representam um grande avanço. “A preocupação do governo é modernizar a legislação militar à luz da Constituição de 1988. O Governo do Estado continua com o compromisso de trabalhar para melhorar as corporações, a exemplo do plano de cargos e carreiras, para que assim possamos evoluir, sempre dentro das possibilidades do Estado”, declarou.
Mendes informou que um estudo já esta em andamento para tratar sobre a lei de promoções e carreiras dos militares do Maranhão. De acordo com o Comandante geral da PM, três grupos foram formados para analisar os vários assuntos relacionados à pauta de solicitações dos PMs e bombeiros.
Com relação à compra das folgas dos militares, Aluisio Mendes esclareceu que o governo deverá encaminhar um Projeto de Lei para apreciação e aprovação na Assembleia Legislativa. “Essa é uma solução imediata, que colocará maior efetivo de policiais nas ruas, garantindo mais segurança da população”, declarou.
Composta pelo sargento Jean Marry Serejo e pelos cabos Antônio Nascimento Santos Filho e Deusivan Sousa Silva, interlocutores frente à tropa, a Comissão Paritária foi criada oficialmente em janeiro, com publicação no Diário Oficial nº 039, de 31 de janeiro deste ano. A formação do grupo de discussão é resultado de uma das cláusulas do acordo celebrado entre o Governo do Estado e o movimento paredista e que pôs fim à greve dos militares ocorrida em novembro do ano passado.
Desde o fim do movimento, a SSP vem promovendo encontros com os representantes das categorias. O sargento do Corpo de Bombeiros Jean Marry reconheceu a importância do diálogo com o governo. “Nossa ideia é manter as conversações, contribuindo com o governo para que possamos chegar ao melhor resultado para ambas as partes”, ressaltou.

Investimentos
No encontro, o secretário de Segurança e o comandante geral da PM informaram à Comissão que já foram adquiridos cerca de 3.600 mil coletes, que passarão a ser de uso pessoal de cada policial. Outro investimento foi a aquisição de mais 4 mil pistolas.
Ainda no campo das melhorias, Aluisio Mendes anunciou que uma série de obras estão sendo desenvolvidas em várias cidades do interior. Entre elas, está a reforma do prédio que abriga o 11º Batalhão de Policia Militar, sediado na cidade de Timon. No local, serão investidos recursos da ordem de R$ 1,5 milhão.

Concurso Público
O secretário ressaltou, também, que o governo deverá realizar concurso público para soldado da PM e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, deverão ser 3.000 mil vagas. A meta é que só neste ano mais mil novos policiais sejam incorporados aos quadros da PM.
A Comissão volta a se reunir com a Secretaria de Segurança nos dias 16 e 30 de março, quando serão discutidas as propostas do Regulamento Militar, um anteprojeto de Lei da compra da folga e da Lei de Promoções, e ainda, um estudo sobre o estabelecimento da carga horária de trabalho.

Fonte: Secom/MA

Inaugurada Unidade de Urgência e Emergência do Hospital do Servidor



A Unidade de Urgência e Emergência conta com diversas especialidades, entre elas, clínica médica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica.
Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (1°), a Unidade de Urgência e Emergência 24 horas, do Hospital do Servidor do Estado, instalado na Estrada da Mata, Cidade Operária. Participaram da solenidade, o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, o diretor geral do Hospital, Plínio Tuzzolo, além de servidores.
A Unidade de Urgência e Emergência conta com diversas especialidades, entre elas, clínica médica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica. Além disso, oferece diversos serviços como nebulização pediátrica e adulta, bem como o apoio logístico de uma ambulância para transferência dos pacientes entre unidades.

Para atendimento
A Unidade tem salas de urgência e emergência, feminina, masculina e infantil, todas equipadas com carro de emergência, desfibrilador, cardioversor, monitores multiparâmetros, ventilador multimecânico, eletrocardiograma entre outros. Além disso, salas de observação, medicamentos e de pequenos procedimentos.
De acordo com o diretor do hospital Plínio Tuzzolo, para melhor atendimento dos servidores, serão 5 médicos de plantão durante o dia e 4 durante a noite de especialidades diferentes.  Tuzzolo destacou a qualidade da equipe médica do Hospital do Servidor. “A Unidade conta com uma das melhores equipes médicas do Maranhão, além de uma boa estrutura para atender o servidor estadual, aqui ele encontrará todo o suporte necessário à sua saúde”, destacou Tuzzolo.
O diretor administrativo do hospital, Éden Lucio Nicolau, explicou que no  atendimento inicial será realizada uma triagem para classificação de risco do paciente e encaminhamento ao profissional especializado e realização dos procedimentos médicos necessários.
O Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, ressaltou a preocupação do governo do estado com o servidor. “Um cuidado que tivemos foi garantir ao servidor estadual o acesso à saúde no seu mais alto nível. Por isso, temos profissionais e equipamentos para que quando necessário, o servidor, restabeleça sua saúde o mais rápido possível”, enfatizou.

O Hospital do Servidor
Em funcionamento desde o mês de dezembro do ano passado, o Hospital do Servidor oferece consultas em diversas especialidades médicas, tais como angiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, entre outras, além de exames laboratoriais. O Hospital conta ainda com ambulatório, urgência e emergência, UTI e centro cirúrgico.
As consultas médicas podem ser agendadas pelo telefone 0800 0981666 e nas demais unidades descentralizadas: Centro de Especialidades (Rua do Acapu, Qd B, Casa 17, no São Francisco), no Serviço de Cardiologia (Rua Frei Querubim, 75, Centro), no Centro de Oftalmologia (em frente ao Terminal da Cohab Anil III).

Fonte: Secom/MA